ANTROPOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Antropologia

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programahttps://www.fafich.ufmg.br/ppgan/

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Com perfil teórico e acadêmico único em seu tipo no país, o doutorado em Antropologia da UFMG é pioneiro em Minas Gerais na formação pós-graduada em antropologia e em arqueologia. Implantado em 2014, o curso forma pessoal qualificado tanto para o ensino e a pesquisa em antropologia social e arqueologia, quanto na articulação entre estas duas áreas do conhecimento.

Tem como objetivo transmitir conhecimentos em níveis avançados e oferecer competências de alto nível necessárias para uma análise crítica da unidade e da diversidade do fenômeno humano, tal qual ele se manifesta nas dimensões simbólicas e materiais da pré-história às sociedades contemporâneas.

O curso possibilita o entendimento mais amplo do fenômeno humano, considerando-o a partir das perspectivas da antropologia social ou cultural e da arqueologia tratadas de modo específico e conjuntamente. Assim, pretende resgatar no Brasil o ensino de antropologia numa perspectiva interdisciplinar que congrega antropologia social/cultural e arqueologia, sem perder de vista as interfaces com outras disciplinas, sobretudo as das humanidades.

Entre os indicadores que demonstram a maturidade do doutorado em Antropologia da UFMG está a presença de alunos provenientes de instituições de outros estados e de outros países e o fato de o curso atrair visitas de curta e média duração de antropólogos e arqueólogos de grande importância internacional.

Código do curso: 0784

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ANTROPOLOGIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 12 12 0
2024 12 12 0

Créditos para integralização: 40

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8