ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas

Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://www.farmacia.ufmg.br/ap...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Ao fornecer formação teórica sólida em Análises Clínicas e Toxicológicas, o curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da UFMG forma pessoal qualificado para o exercício das atividades profissionais de docência de 3º grau.

O curso desenvolve nos alunos espírito metodológico, experimentador e crítico, com formação específica atualizada e de qualidade, dentro da linha de pesquisa escolhida, visando contribuir para o avanço da ciência e o bem-estar da população. Suas linhas de pesquisa focalizam a fisiopatologia das doenças, enfocando aspectos hemostáticos, celulares, bioquímicos, moleculares, imunológicos e toxicológicos.

A rapidez exponencial com que as técnicas laboratoriais avançam exige profissionais cada vez mais capacitados para lidar com as mais modernas tecnologias e interpretar seus subprodutos. Nesse contexto, as universidades assumem papel primordial na tarefa de capacitar recursos humanos de alto nível, considerando seu importante papel como captadora e geradora de novos conhecimentos.

O doutorado em Análises Clínicas e Toxicológicas tem como objetivo estimular o conhecimento científico para a montagem e desenvolvimento de projetos de pesquisa, a ponto de capacitar o profissional a conceber ideias, desenvolver a criatividade e o espírito crítico, tornando-o capaz de analisar, entender, tirar conclusões dos resultados e transmitir esses conhecimentos, ou seja, formar um pesquisador.

Código do curso: 1685

Período da versão: 2024/1

Aprovação: 12/09/2023

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 12 12 0
2024 12 12 0

Créditos para integralização: 25

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8