INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Voltar para o início

Nome do programa: Doutorado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programa: https://sites.icb.ufmg.br/pgin...

Descrição:

Aprovado pela Capes com nota 5 em dezembro de 2015, o doutorado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG visa à formação de cientistas altamente qualificados, para ou pela pesquisa na fronteira do conhecimento, no campo teórico que alicerça inovações.

Com o doutorado, pretende-se induzir um perfil de pesquisador interdisciplinar diferenciado, com visão e entendimento integrados sobre o processo de inovação tecnológica e motivação não apenas pelo avanço da ciência mas também pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico.

É crescente a demanda do mercado por profissionais habilitados a transitar entre a academia e a indústria. Esses profissionais são essenciais para transdução de demandas do mercado e ofertas/oportunidades existentes na academia para geração e teste de produtos tecnológicos inovadores. Igualmente relevante é a demanda por profissionais habilitados para atuar nas áreas de gestão da inovação e da propriedade intelectual. 

Os egressos do curso são profissionais qualificados para prestar serviços de desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos na indústria farmacêutica ou biotecnológica, para atuar na gestão da inovação e da propriedade intelectual em instituições públicas e privadas, para atuar na interface universidade-empresa, na identificação, no desenvolvimento, na indução e na exploração de pesquisas tecnológicos, com aplicação no desenvolvimento de serviços e tecnologias inovadores de interesse para o setor produtivo. 

O intercâmbio de pesquisadores com centros de excelência estrangeiros tem impacto positivo na qualidade dos trabalhos desenvolvidos e na formação dos alunos, através das palestras ou cursos apresentados pelos pesquisadores visitantes. 

Código do curso: 2194

Período da versão: 2022/1

Aprovação: 08/02/2022

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 32 32 0
2024 22 22 0

Créditos para integralização: 35

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8