Ensino De Gramática 1:novas Perspectivas

Voltar para o início

Ementa

Articulacao de tres linhas de reflexao: 1- a polissemia do termo gramatica, tendo em vista especialmente o trinomio conhecimento/analise/prescricao, 2- a operacionalizacao do ensino gramatical como tomada de consciencia sobre o funcionamento da lingua, e 3- a relevancia da pratica da analise gramatical para a ampliacao e o aperfeicoamento da leitura e da expressao. Relativamente ao item 1, faremos um rapido percurso historico, buscando desconstruir a imagem da gramatica como uma especie de ‘camisa de forca’ da linguagem e pondo em seu lugar a imagem da gramatica como meio de organizar as ideias. Relativamente ao item 2, enfatizaremos a importancia da observacao dos fatos e da descoberta das regularidades por meio da reflexao como estrategia para desenvolver no estudante a consciencia gramatical. Relativamente ao item 3, analisaremos a funcionalidade de diferentes estrategias de ensino e sua relacao com as habilidades de expressao e leitura.

Código da disciplina: LET587

Tipo da atividade: obrigatória

Créditos mínimo: 2

Carga horária (horas):

Teórica Prática Total
15 15