ARQUITETURA E URBANISMO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG

Unidade acadêmica: Escola de Arquitetura

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://www.arq.ufmg.br/site/v2...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1994, o curso de mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFMG tem por objetivo desenvolver estudos avançados, visando à qualificação de professores, pesquisadores e profissionais interessados em temas correlatos às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura.

Fundamenta o curso a ideia de que um mestrado centrado na atividade de pesquisa é o caminho mais indicado para que dois aspectos igualmente importantes da pós-graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo sejam contemplados – qualificação para o ensino e a pesquisa, desenvolvimento de competência técnica/profissional avançada.

A realização de um projeto de pesquisa é, ao mesmo tempo, um processo de formação do professor/pesquisador e uma oportunidade de aprofundamento em um tema ou problema específico.

No mestrado centrado na atividade de pesquisa, o aprendizado do método científico, pela formulação de hipóteses, conjecturas ou teorias sobre a realidade e seu posterior exame crítico, empírico ou argumentativo, são objetivos mais importantes do que a simples aquisição de conhecimentos já estabelecidos. Essa diretriz confere ao curso o caráter flexível, preconizado pela UFMG, e define sua estrutura curricular.

Desde a sua criação, o Programa formou mais de duzentos mestres, muitos dos quais com trabalhos premiados e publicados.

Código do curso: 0251

Período da versão: 2019/1

Aprovação: 08/11/2018

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM ARQUITETURA E URBANISMO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 27 0 27
2024 27 0 27

Créditos para integralização: 20

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 5