DIREITO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Direito

Unidade acadêmica: Faculdade de Direito

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: https://pos.direito.ufmg.br/

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1976, o mestrado em Direito da UFMG beneficia-se da tradição do curso de doutorado, cujas atividades tiveram início em 1931, ainda no âmbito da Universidade de Minas Gerais (UMG), que apenas na década de 1960 se tornaria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nos anos 1990, os mestrado e doutorado passariam a se articular no Programa de Pós-graduação em Direito, buscando alternativas de estruturação que estimulassem a flexibilização curricular. O Programa guia suas ações em conformidade com os princípios de excelência e liderança; internacionalização; interdisciplinaridade; solidariedade e integração.

Com conceito 6 na avaliação da Capes, o mestrado está entre os melhores do país. Sua produção científica é orientada pelas distintas bases teóricas da área de Direito e Justiça, segundo as premissas de interdisciplinaridade, inovação, transformação das realidades sociais e desenvolvimento, promoção dos direitos humanos, releituras críticas, humanistas, jusfilosóficas, internacionalistas e comparadas, observando-se os critérios da consistência com linhas e projetos de pesquisas e da formulação de contribuições qualitativas (e não reprodutivistas ou quantitativas) para área e sua comunidade científica.

Código do curso: 1151

Período da versão: 2020/1

Aprovação: 22/04/2020

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM DIREITO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 126 126 0
2024 141 141 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4