COMUNICAÇÃO SOCIAL

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://www2.fafich.ufmg.br/ppgcom/index.php/pt-br

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Com nota 6 nas avaliações da Capes, o curso de mestrado em Comunicação Social da UFMG estimula a investigação da dimensão relacional da comunicação, seus processos de interlocução e suas interfaces com a vida social, conferindo especial ênfase à dimensão interativa da comunicação, através de seus componentes materiais, simbólicos e sociais.

Na formação que proporciona aos seus alunos, considera a globalidade do processo comunicativo no âmbito social. Estão entre os objetivos específicos do curso a ênfase nas condições de produção e interpretação das formas simbólicas midiáticas, o estabelecimento de redes e circuitos de comunicação, bem como o enraizamento sócio-histórico e cultural das práticas de negociação de sentidos mediados entre os sujeitos sociais.

Também estimula as pesquisas que exploram as significações que se produzem a partir de interfaces entre técnicas e usuários e recursos enunciativos de diferentes mídias, caracterizando os dispositivos midiáticos, a constituição de produtos audiovisuais e de multimídia, bem como os processos intersemióticos.

Seus alunos são levados a aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa, em áreas específicas da Comunicação Social. O mestrado em Comunicação Social inaugurou suas atividades em 1995.

Código do curso: 2251

Período da versão: 2021/2

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 38 38 0
2024 38 38 0

Créditos para integralização: 20

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4