SAÚDE PÚBLICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Pública

Unidade acadêmica: Faculdade de Medicina

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://site.medicina.ufmg.br/c...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O mestrado em Saúde Pública forma profissionais para a saúde, a docência e a pesquisa, capazes de desenvolver projetos e programas de saúde pública amparados no estado da arte dos conhecimentos e evidências científicas acumuladas na área.

De caráter multidisciplinar, o curso busca constituir instrumentos para que seus egressos compreendam os determinantes do processo saúde-doença na população, proponham e apoiem políticas públicas e projetos que tenham como objetivos melhorar a saúde e a qualidade de vida das coletividades e reduzir as desigualdades em saúde.

Criado em 1994, o mestrado tem egressos em centros de pesquisa, secretarias estaduais e municipais de saúde e no Ministério da Saúde. Destaca-se a incorporação desses pesquisadores em várias universidades públicas recém-criadas no país, contribuindo, assim, para a política de descentralizar e ampliar a oferta de vagas de nível superior e para a criação de novos programas de pós-graduação na área de saúde coletiva.

O curso se beneficia de experiências inovadoras de formação adotadas pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, como a promoção de cursos com participação de professores de outras instituições de ensino superior brasileiras e internacionais, versando sobre temas específicos que complementam a formação e ampliam as oportunidades de contato com novos campos de investigação e novos métodos de pesquisa.

Além disso, o Programa conta com a contribuição de professores de outras áreas da UFMG, como urbanistas, geógrafos e arquitetos, que têm ministrado regularmente disciplinas e cursos na área da saúde urbana, contribuindo para o processo de capacitação de estudantes e profissionais de áreas relacionadas à saúde, tais como médicos, arquitetos, engenheiros, geógrafos, urbanistas, advogados, psicólogos, fonoaudiólogos, estatísticos, nutricionistas e educadores físicos. 

Código do curso: 2557

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2019 20 20 0
2020 20 20 0

Créditos para integralização: 19

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4