PRODUÇÃO VEGETAL

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Agrárias

Área de conhecimento: Ciências Agrárias

Site do programa: http://www.ica.ufmg.br/mestrad...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Oferecido no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, o mestrado em Produção Vegetal da UFMG forma profissionais com sólida base científica e capacidade crítica e criativa, para resolver problemas da agropecuária, da produção florestal, da coleta extrativista e do meio ambiente, principalmente aqueles de regiões com características de semiárido. 

O conhecimento tecnológico e científico transmitido aos alunos torna-os capazes de analisar e relacionar a exploração agropecuária, como integrante da economia de um sistema no qual interagem o manejo da produção e o uso de tecnologias capazes de transformar a realidade rural, observando os valores socioculturais e a conservação do meio ambiente. 

Assim, as atividades acadêmicas desenvolvem no corpo discente a capacidade de diagnosticar, interpretar e propor soluções economicamente viáveis, além de contribuir para o desenvolvimento sustentado, por meio da adoção de alternativas tecnológicas e científicas que mantenham e recuperem a capacidade produtiva da terra, preservem seus recursos naturais e o meio ambiente, respeitem as diferenças culturais e busquem minimizar as desigualdades sociais. 

A importância do curso é ainda maior por contribuir para o desenvolvimento local, em região de clima semiárido e baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O Norte de Minas ocupa 20% da área total do estado, com população aproximada de 1,4 milhões de pessoas. A maior parte dos municípios é de pequeno porte e a economia local baseia-se principalmente nas atividades agropecuárias e extrativistas.

Código do curso: 3851

Período da versão: 2023/2

Aprovação: 16/06/2023

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM PRODUÇÃO VEGETAL

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 15 8 7
2024 18 18 0

Créditos para integralização: 18

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4