A UFMG propicia oportunidades diferenciadas aos alunos de graduação, que incluem cursar disciplinas na pós-graduação, aproveitar créditos em atividades de extensão específicas e participar de atividades acadêmicas sobre grandes questões do país e da humanidade. Conheça:

Formação Avançada

Desde 2014, os alunos da graduação podem cursar disciplinas do mestrado ou doutorado, com a regulamentação dos Grupos de Disciplinas de Formação Avançada. Além de promover maior integração entre os níveis de ensino de graduação e de pós-graduação, o projeto visa conceder aos alunos a oportunidade de receber formação em maior grau de aprofundamento durante a graduação, além de incentivá-los a prosseguirem seus estudos em nível de pós-graduação. A oferta dos Grupos de Disciplinas de Formação Avançada é regulamentada pelos colegiados de graduação e de pós-graduação de cada curso. Procure saber se na sua unidade o programa já está regulamentado 


Formação em Extensão Universitária

Resolução de setembro de 2015 regulamentou a Formação em Extensão Universitária, um mecanismo para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante a participação dos estudantes em atividades optativas integrantes de programas ou projetos de extensão universitária. A permanência dos alunos nesses projetos pode variar de um mês a um ano, e o aproveitamento de créditos nessa modalidade deve estar previsto no projeto pedagógico do curso.

A Formação em Extensão Universitária visa incluir, nos cursos de graduação, conteúdos atinentes às realidades regionais do país, em suas dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas e as exigências do Plano Nacional de Educação, o qual estabelece que 10% dos créditos exigidos para a integralização de cursos de graduação deverão ser obtidos por meio da participação dos alunos em programas ou projetos de extensão universitária.


Formações Transversais

As Formações Transversais são atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade. São ofertadas atualmente as formações :

- Acessibilidade e Inclusão
- Culturas em Movimento e Processos Criativos
- Direitos Humanos
- Divulgação Científica
- Empreendedorismo e Inovação
- Gênero e Sexualidade – Perspectivas Queer / LGBTI 
- Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira
- Saberes Tradicionais

A carga horária mínima é de 360 horas-aula, e podem cursar as disciplinas alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFMG. As atividades também são ofertadas como disciplina isolada para pessoas sem vínculo com a UFMG. 

Para se matricular, o estudante deverá apresentar sua solicitação durante a terceira fase da matrícula (matrícula em disciplinas de formação livre). Acompanhe as datas de matrícula no Calendário Acadêmico da UFMG.

Atividades do primeiro semestre de 2018:

Catálogo das Formações Transversais
Horário em 2018/01
Ementas das Atividades em 2018/01

Entenda:

Uma Formação Transversal tem as seguintes características:
- É formada por um conjunto de disciplinas que compõem um ‘mini-currículo’, abordando uma temática específica.
- Sua carga horária total é de pelo menos 360 horas-aula.
- Suas disciplinas são registradas normalmente no histórico escolar. O estudante que concluir uma Formação Transversal terá direito a um certificado próprio da formação.
- São abertas a estudantes de todos os cursos de graduação da UFMG.
- Podem ser utilizadas para integralizar a carga horária de Formação Complementar Aberta prevista nos cursos de graduação, a critério dos respectivos Colegiados.
- As disciplinas de uma Formação Transversal também podem ser cursadas de forma avulsa, para a integralização de créditos de Formação Livre.

Atividades Complementares

Atividades Complementares são atividades extra-curriculares desenvolvidas pelos estudantes para ampliar os horizontes de sua formação, de forma a incluir atividades formativas desenvolvidas junto a públicos diversificados (diferentes dos colegas de curso), ministradas por especialistas diversificados (para além dos docentes de seu curso), em espaços coletivos nos quais a dinâmica do conhecimento seja trabalhada com conteúdo e formato diferentes daqueles adotados em sala de aula.

Os seguintes tipos de atividades são usualmente reconhecidos como Atividades Complementares:
- Congressos, simpósios e outros eventos acadêmicos;
- Palestras, debates, mesas-redondas;
- Concertos, exposições, audições, exibições;
- Festivais, feiras;
- Oficinas, workshops.

Outros tipos de atividades podem também ser considerados como Atividades Complementares, para o fim de geração de créditos curriculares, a critério de cada Colegiado de Curso.

Para garantir a disponibilidade de Atividades Acadêmicas Complementares, o calendário acadêmico da UFMG prevê, a cada semestre, a reserva de quatro datas nas quais ocorrerão atividades desse tipo no turno noturno, em toda a universidade. A inscrição nessas atividades será feita neste link: