A matrícula na UFMG é realizada a cada semestre letivo, nos períodos fixados no Calendário Acadêmico da Universidade. A solicitação é feita, via Internet, pelo aluno, que, para isso, utiliza sua senha do MinhaUFMG. Ao preencher o requerimento de matrícula, o aluno deve estar atento à exigência de pré-requisitos, à sequência de atividades previstas no seu currículo, bem como aos limites mínimo e máximo de créditos exigidos por seu curso. Em caso de dúvidas, o aluno deve consultar seu colegiado de curso.

Conheça os procedimentos para a matrícula no segundo semestre de 2018, em manual produzido pelo Siga UFMG.

Cancelamento de matrícula

O não cumprimento de qualquer uma das disposições relacionadas anteriormente pode implicar o cancelamento da matrícula do aluno em qualquer época. O cancelamento motivado por outra irregularidade pode, também, ser decidido pelo Colegiado de Curso, no prazo de 15 dias úteis após o início do período letivo. Verificado o cancelamento, o aluno pode proceder à reformulação da matrícula, desde que observados os prazos previstos para esse procedimento no Calendário Acadêmico da UFMG.

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula consiste na suspensão, parcial ou total, das atividades acadêmicas de um semestre letivo. O trancamento total pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia letivo de cada semestre. No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo. O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso. O trancamento parcial pode ser concedido até duas vezes em cada atividade acadêmica – uma com justificativa, outra sem justificativa –, nos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico da UFMG.

O trancamento parcial não pode ocorrer caso a soma dos créditos das disciplinas não trancadas resulte em número inferior ao mínimo de créditos exigido por curso, por semestre, conforme estabelecido nas Normas Gerais do Ensino de Graduação.

Perguntas frequentes

Registro e matrícula em cursos de graduação