A estrutura de governança da Universidade foi elaborada com o intuito de facilitar o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos pela gestão. O modelo contempla a participação ativa das estruturas colegiadas, conforme previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Estatuto e Regimento da Universidade. A composição da Gestão Estratégica em forma de Conselhos Superiores destaca-se pela ampla representatividade dos diversos segmentos da comunidade universitária e por isso proporciona a construção coletiva da instituição por meio de tomadas de decisões plurais e democráticas.

Estrutura de Governança da UFMG com órgãos internos e externos
Estrutura de Governança da UFMG com órgãos internos e externos
Relatório de Gestão 2019

A UFMG dispõe de órgãos de deliberação superior em seu modelo de governança, como o Conselho Universitário, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e o Conselho de Curadores, para efetivar o processo de tomada de decisão estratégica. Os órgãos colegiados são importantes para consolidar as estratégias e alcançar objetivos e metas, pois atuam como agentes reguladores, criando políticas, procedimentos e regras, que devem ser observados por toda universidade, em consonância com a visão, missão e valores da instituição. Além disso, instâncias deliberativas cumprem o papel crucial de avaliarem os projetos a serem desenvolvidos, alinhando os propósitos organizacionais com as atividades desenvolvidas, além de acompanharem o andamento das atividades, planos e projetos acadêmicos.

O registro e divulgação de decisões estratégicas auxiliam no controle institucional e social da gestão, uma vez que os discentes, servidores docentes e técnico-administrativos em educação da instituição e sociedade podem avaliar se os serviços prestados e os resultados estão em conformidade com o planejado.

Além disso, a UFMG, reconhecendo a importância da incorporação de práticas de integridade e de boa governança na instituição, tem trabalhado no sentido de ampliar a eficiência das atividades, tanto fim quanto meio, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados, buscando reduzir riscos e aproveitar as oportunidades. Por essa razão, no que tange ao apoio à gestão de riscos e controles internos, foi instituído o Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) cujo objetivo é implantar, monitorar e revisar a gestão de riscos de toda a universidade periodicamente.

  1. Órgãos de Deliberação Superior

    1.1 Conselho Universitário

     Formula a política geral da Universidade nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar.


    1.2 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

    Supervisiona e delibera em matérias de ensino, pesquisa e extensão.


    1.3 Conselho de Curadores

    Fiscaliza a ordem econômico-financeira e é responsável pela aprovação das contas da Reitora entre outras atribuições.

  2. Administração Superior

    2.1 Reitoria

    Supervisiona e controla a execução das atividades administrativas da Universidade, competindo-lhe, para esse fim, estabelecer as medidas regulares cabíveis.


    2.2 Conselhos de Diretores

    Atua como assessoria executiva da administração superior da Universidade, traçando as normas operacionais para matérias aprovadas pelo Conselho Universitário.

  3. Administração das Unidades Acadêmicas

    3.1 Unidades Acadêmicas

    São administradas pela Congregação e pela Diretoria.


    3.2 Congregação

    Órgão de deliberação superior da Unidade Acadêmica, supervisiona a política de ensino, pesquisa e extensão no âmbito desta.


    3.3 Diretoria

    Supervisiona os programas de ensino, pesquisa e extensão e a execução das atividades administrativas, na área da Unidade Acadêmica, dentro dos limites estatutários e regimentais.

  4. Administração dos Departamentos e Cursos de Graduação e Pós-graduação

    4.1 Departamentos

    Subordinados às unidades acadêmicas, compreendem a Câmera Departamental e a Assembleia e ao planejar e supervisionar a pesquisa e extensão, avaliam os planos de trabalho individuais dos docentes a ele vinculados, manifestam-se sobre o desempenho de docentes e de servidores TAEs, elaboram a proposta orçamentária e o plano de aplicação de verbas do Departamento, manifestam-se previamente sobre contratos, acordos e convênios, bem como sobre projetos de prestação de serviços entre outras atribuições.


    4.2 Cursos de Graduação e Pós-graduação

    Subordinados às unidades acadêmicas, cada curso de graduação, mestrado e, ou , doutorado é administrado por um Colegiado, cuja responsabilidade maior reside na coordenação didática. Os estudantes são diretamente vinculados ao Colegiado de Curso, que se constitui a primeira instância à qual o discente recorre para dirimir.