Órgãos de Deliberação Superior

Conselho Universitário
O Conselho Universitário é o órgão máximo de deliberação da UFMG. Cabe ao Conselho formular a política geral da Instituição nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar. É integrado pelo Reitor da Instituição, como presidente, pelo vice-reitor, pelos diretores das Unidades Acadêmicas, pelos diretores-gerais das Unidades Especiais não vinculadas a Unidades Acadêmicas, por representantes docentes, discentes e servidores técnicos e administrativos, nos termos do Estatuto da UFMG. Consulte as normas, os documentos e a composição do Conselho neste link.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)
Ao Cepe – órgão técnico de supervisão e deliberação em matéria de ensino, pesquisa e extensão – compete estabelecer as diretrizes do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade; submeter ao Conselho Universitário proposta de criação de câmaras acadêmicas; manifestar-se sobre criação, desmembramento, fusão e extinção, pelo Conselho Universitário, de Unidades Acadêmicas, Unidades Especiais, departamentos ou estruturas equivalentes; estabelecer as condições para criação e atribuição de atividades acadêmicas curriculares; fixar número de vagas; aprovar o currículo, o projeto de funcionamento e o regulamento de cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, bem como de cursos sequenciais que conduzam a diploma e outros; e determinar a localização dos colegiados de curso, por proposta das respectivas câmaras, observado o disposto no Estatuto da UFMG. O Cepe é integrado pelo Reitor da Instituição, como presidente, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores que presidem as câmaras acadêmicas – de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão – e por representantes docentes e discentes nos termos do Estatuto da UFMG. Consulte as normas, os documentos e a composição do Conselho neste link

Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods)
Os Órgãos de Deliberação Superior recebem o suporte da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods). Ela atua junto ao Conselho Universitário da UFMG, assessorando suas atividades, bem como as dos demais Órgãos Superiores da Instituição: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Conselho de Curadores e Conselho de Diretores, além de prestar informações aos diversos setores da Universidade e ao público em geral sobre assuntos pertinentes às respectivas áreas de atuação. Acesse o site da Sods.

Órgãos de Fiscalização Econômico-Financeira

Conselho de Curadores
O Conselho de Curadores da UFMG é o orgão de fiscalização econômico-financeira da Instituição. É presidido por um membro docente da Comissão de Orçamento e Contas do Conselho Universitário. Ao Conselho de Curadores cabe, entre outras atribuições, apreciar a proposta orçamentária e o orçamento-programa e pronunciar-se conclusivamente sobre os balanços e a prestação de contas da Reitoria e, quando for o caso, sobre as contas da gestão dos diretores de Unidades, de Órgãos Suplementares e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Sua composição prevê membros eleitos pela Comunidade Universitária, bem como representantes indicados pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) e pelo Ministério da Educação. Consulte as normas, os documentos e a composição do Conselho neste link.