Político-administrativo

Audiência Pública na UFMG sobre políticas para o artesanato mineiro

Para que as manifestações artísticas do Vale do Jequitinhonha sejam preservadas é preciso uma articulação permanente entre artesãos e poder público. É por isso que durante a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG acontecerá a audiência pública Artesanato Mineiro: perspectiva da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O encontro será na quarta-feira, 8 de maio de 2019, a partir das 9h30, no auditório da Reitoria da UFMG, campus Pampulha. A participação é aberta a todos os interessados.

Durante a audiência serão discutidos políticas públicas estaduais, além da elaboração de propostas para a execução do Plano Quadrienal do Artesanato Mineiro, aprovado com a participação da sociedade civil em 2018.

Participações

Representantes de artesãos, organizações sociais, entusiastas da economia solidária e toda a sociedade estão convidados a participar. Representando a UFMG estarão presentes a pró-reitora Adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Andrea Mayorga Borges, e a coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, Maria das Dores Pimentel Nogueira.

Foram convidados representantes das Secretarias de Estado de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assim como do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas de Minas Gerais, da Federação das Associações das Cooperativas, dos Núcleos dos Grupos de Artesãos e Gastronomia Típica de MG, e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Para a pró-reitora de extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, “discutir o artesanato em Minas Gerais é de grande interesse público, pois existe uma relação direta com as questões econômicas e sociais do nosso estado. Estamos buscando unir esforços para enfrentar as dificuldades que têm se apresentado em Minas Gerais e no país, tanto na dimensão econômica quanto na social”, afirma.

Terezinha Lopes dos Santos, presidente da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, de Turmalina, também reconhece a relevância do encontro. “Para nós é muito importante uma audiência pública, pois ainda temos dificuldades, como o transporte dos artesãos e das peças, a hospedagem, a participação em feiras de outros estados e a divulgação”, diz.

A realização da audiência durante a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha reafirma o compromisso público da UFMG, por meio de seus vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, em buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento regional, geração de ocupação e renda, além da valorização de nossos bens culturais. A organização da Feira é feita pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e com o Polo Jequitinhonha.

Ficha técnica

Participações