Evento acadêmico

Ceale Debate aborda proposta para aprendizado metalinguístico da definição de palavras

'Proposta de intervenção no aprendizado metalinguístico da definição de palavras' é o tema do programa Ceale Debate do dia 24 de outubro.  A convidada é a professora do Centro Pedagógico da UFMG Clenice Griffo. O evento acontece das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha.

Na palestra, Clenice Griffo apresentará estudo que teve como principal objetivo descrever a competência linguística dos aprendizes e as possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realização de definições de palavras.

O estudo foi realizado durante o curso de doutorado em Psicologia da Educação na Universidade de Barcelona e desenvolvido com um grupo de crianças brasileiras de nove e dez anos de idade. O pressuposto básico da atividade realizada é o de que o tratamento metalinguístico da palavra como unidade de sentido facilita a aprendizagem da escrita de textos definitórios e que tal aprendizado contribui, de maneira significativa, para o processo da formação de conceitos sobre as palavras.

Expressar o conhecimento sobre o vocábulo em definição é uma tarefa essencialmente metalinguística e revela a capacidade de estabelecimento de relações conceituais entre as palavras utilizadas.

Expositora
Clenice Griffo tem graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFMG e doutorado em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de Barcelona. É professora adjunta da UFMG, atuando como professora alfabetizadora no Centro Pedagógico da UFMG desde 1998. Atua também na formação de professores, com ênfase na aquisição da linguagem escrita.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Ceale)

Descrição Imagem
FaE sedia Ceale Debate Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica