Defesas públicas

Competição de robôs autônomos especializados em limpeza urbana

O Departamento de Ciência da Computação da UFMG realiza, no dia 27 de junho, às 17h, competição de robôs autônomos com o tema 'Robôs na Limpeza Urbana'. O desafio, que acontece no Auditório 2 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, campus Pampulha, levará a equipes especializadas em robótica a missão de criar o melhor robô autônomo para auxiliar na tarefa de localizar todos os materiais descartados em lugares irregulares e levá-los até um local apropriado.

A competição é aberta ao público.

Disputa

A disputa marca o encerramento semestral da disciplina Introdução à Robótica, que proporciona aos alunos a experiência de projetar, construir e integrar um sistema robótico completo e funcional, que deve interagir adequadamente com o mundo real.

Ao final da competição os estudantes terão aprimorado seus conhecimentos de robótica em geral e em particular a integração entre diversos conceitos das áreas de computação, engenharias elétrica, eletrônica, mecânica e controle.

Segundo o professor Douglas G. Macharet, responsável pela disciplina, o encerramento realizado através de uma competição é “uma forma lúdica de divulgação da área (e da universidade de maneira geral) para a sociedade, algo importante nos tempos atuais”.

Outras informações e as regras da competição podem ser conferidas neste link.

Descrição Imagem
Desafio de robôs abraça ação destinada à comunidade Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica

A competição é aberta ao público.

Disputa

Outras informações e as regras da competição podem ser conferidas neste link.

27 de junho de 2019

Instituto de Ciências Exatas (ICEx) - Auditório 2