Evento cultural

Concerto de música brasileira com Hugo Pilger e Grupo de Violoncelos da UFMG

Hugo Pilger e o Grupo de Violoncelos da UFMG apresentam o concerto Música Brasileira para Violoncelo, no Conservatório UFMG, a partir das 19h30 do dia 23 de abril de 2019. A entrada é gratuita e o repertório traz obras dos compositores Ernani Aguiar, Homero Dornellas, Ernst Mahle, Francisco Mignone, Francisco Mário e Francis Hime.

Convidados

Doutor em Música pela Unirio, Hugo Pilger é professor de violoncelo desta universidade e integrante do Trio Porto Alegre. Sua discografia inclui os CDs Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar (melhor Intérprete e Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2016), Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano (melhor Intérprete, Compositor e Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2017-2108) e Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano, vol. I - CD duplo, DVD e BluRay (finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2015) e vol. II - CD duplo (finalista do Prêmio Açorianos de Música 2017).Recebeu o Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Instrumentista Erudito. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.

O Grupo de Violoncelos da UFMG se apresenta sob orientação da professora Elise Pittenger em diversos espaços de Belo Horizonte. Tem estabelecido importante comunicação com compositores e arranjadores brasileiros, estimulando a colaboração entre compositor - performer e a criação de novas peças e arranjos para a formação de grupo.

Além de obras brasileiras e contemporâneas, o Grupo conta com variado repertório de músicas estrangeiras que vão do período barroco ao romântico. Atualmente, é formado pelos alunos Ana Paula Rocha, André Freire, Breno Augusto, Carolina Rodrigues, Daniel Tamietti, Gabriel Fonseca, Guilherme Gonçalves, Lauriza Anastácio, Mariana Alves, Nicodemos Gabriel, Rafael Anastácio, Talitha Débora e Vanilce Peixoto.

Descrição Imagem
Hugo Pilger toca com Grupo da UFMG em show gratuito Janaina Perotto

1. Aguiar, Ernani (n. 1950) (CD Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar)
Ponteando (1989) para violoncelo solo