Evento acadêmico

'Consistência, contradição e informação' em debate nas Jornadas de Retórica e Argumentação

'Consistência, Contradição e Informação' é o tema de palestra que Abílio Rodrigues, professor de Filosofia da UFMG, fará na terça-feira, dia 18 de junho, às 11h, no Auditório 2003 da Faculdade de Letras (Fale). O evento integra o programa Jornadas de Retórica e Argumentação, organizado pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação da Universidade.

Para participar, basta assinar a lista de presença. A inscrição é gratuita.

Contextos argumentativos

Em sua exposição, Abílio Rodrigues irá abordar a questão de a lógica clássica não ser capaz de lidar com contextos argumentativos contraditórios. Conforme esclarecem os organizadores, isso ocorre porque, segundo a noção clássica de consequência lógica, qualquer proposição se segue de uma contradição.

"O problema é que em diversas situações temos de lidar com contextos contraditórios. Um caso tipico são informações obtidas na Web. Tais informações são meros conteúdos proposicionais, em geral contextualizados, mas que tanto podem ser verdadeiros quanto falsos, podem não possuir justificação alguma, ou talvez apenas uma pseudo justificação, e nada garante que ate mesmo a fonte de tais informações acredite nas respectivas proposições. Os exemplos são inúmeros: a Terra é plana, Barack Obama não é cidadão americano, o conjunto dos números inteiros positivos é maior que o conjunto dos números pares,entre muitos outros. O objetivo desta comunicação é discutir qual seria a lógica adequada para lidar com tais contextos argumentativos", explicam.

Palestrante

Abílio Azambuja Rodrigues Filho é professor associado do Departamento de Filosofia da UFMG, e pesquisador associado da Unicamp.

Possui graduação e mestrado em filosofia pela Uerj, doutorado pela PUC-RJ, com estágio de doutoramento na Brown University, EUA, e pós-doutorado na University of Oxford, Reino Unido. Suas áreas de interesse são lógica e filosofia da lógica (com ênfase em lógicas não clássicas, especialmente intuicionista e paraconsistente), filosofia da linguagem e Frege.

Jornadas

O objetivo das Jornadas é  reunir, mensalmente, estudiosos de retórica e análise do discurso, docentes e discentes, a fim de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UFMG e em outras instituições nacionais e internacionais, em diferentes áreas de conhecimento ligadas à retórica (filosofia, direito, letras, história, comunicação, entre outras).

(Fonte: Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação)

Descrição Imagem
Novo evento das Jornadas acontece na Faculdade de Letras Lucas Braga/UFMG