Evento acadêmico

Curso de Teatro promove debate sobre cenário pós-pandemia nesta segunda

A necessidade de promover um exercício de imaginação sobre a situação do teatro e seus profissionais após a pandemia de Covid-19 orienta série de transmissões on-line realizada pelo curso de graduação em Teatro e pelo Núcleo Docente Estruturante da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. Nesta segunda-feira, 25 de maio de 2020, a partir das 19h, a segunda live da série vai reunir os professores Maurilio Rocha, da EBA, Juarez Dias, da Fafich, e a estudante e artista Kelly Spínola.

O ciclo de conversas trata do impacto da crise sanitária no setor e, como diz a professora Mariana Muniz, do que “imaginamos e queremos que seja o teatro pós-pandemia”. O professor Eugênio Tadeu Franco destaca que não se trata de palestras, mas de “um bate-papo constante”. “Nossa proposta não é indicar soluções, mas ponderar sobre as possibilidades e sobre o que vislumbramos”, ele diz.

Interação
Os quatro encontros, sempre no mesmo dia da semana e horário, têm participação de professores com diferentes aproximações com o teatro e estudantes-artistas. O público pode se integrar ao debate por meio de questões enviadas pelo chat no perfil do curso no Facebook, endereço das transmissões

A primeira live, realizada no último dia 18, foi acompanhada por 90 pessoas, ao vivo, e teve mais de 750 visualizações posteriores. “Ficamos satisfeitos porque a primeira edição foi assistida por pessoas de outros estados e países”, conta Mariana Muniz.

Ela acrescenta que o encontro semanal também gera “acolhimento aos profissionais do teatro em um momento de ansiedade e dificuldades financeiras”. A professora lembra que eles estão sem trabalho e não foram incluídos entre os beneficiários do auxílio emergencial concedido pelo governo federal para atenuar os efeitos do isolamento social.

Descrição Imagem
Primeira live já teve mais de 750 visualizações Acervo projeto