Evento acadêmico

Debate aborda desafios e oportunidades do acesso à água

Ver cartaz do evento >

O Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da UFMG realiza, no dia 19 de junho, o 1º ciclo de debates 'DesConstruções'  com o tema: 'O dilema do acesso à água: desafios e oportunidades'. O evento abre às 11h e acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Sediado na Face, o Neos é um grupo focado na investigação interdisciplinar, qualitativa e em profundidade de fenômenos sociais e organizacionais. Com o evento, o Núcleo pretende incentivar a discussão sobre se  entende, se valora e se administra a água, para contribuir para a tomada de decisões políticas quanto aos recursos hídricos no país.

Convidados

José Carlos Carvalho: ex-ministro do meio ambiente; foi secretário-executivo do Ministério de Meio-Ambiente, diretor e presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais. É sócio-diretor da Seiva Consultoria em Meio Ambiente & Sustentabilidade Ltda.

Marcus Vinícius Polignano: presidente do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica, coordenador-geral do Projeto Manuelzão e professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

A questão

Conforme observam os organizadores, quase todas as atividades humanas dependem da água, desde a produção de alimentos até a geração de energia, indústria ou mesmo a recreação. "As pressões existentes sobre os recursos hídricos serão exacerbadas pelo aumento da população e também pelas mudanças climáticas. Sendo assim, a possível escassez de água é uma questão importante, tanto global, quanto localmente. Neste cenário tão preocupante, temos necessidade de discutir qual deve ser o papel da água no nosso futuro", esclarecem.

Ficha técnica

Convidados