Evento cultural

Duzão Mortimer apresenta o show 'Canções didático-científicas'

O compositor mineiro Duzão Mortimer apresenta, no dia 25 de abril de 2019, às 19h30, o show 'Canções  didático-científicas' no Conservatório UFMG.O evento é gratuito e aberto ao público.

Duzão, que também é pesquisador do CNPq e professor da UFMG, traz no repertório canções que estabelecem conexões entre a ciência, a tecnologia e temas sociais, como por exemplo a música 'Buraco de Ozônio', que aborda a questão ambiental, além de temas relacionados aos grandes nomes que representam a Física (A 3ª de Newton), a Química (Lavoisier) e a Biologia (Charles (Darwin) Diz).

O show passeia por ritmos como rock, funk, blues, reggae, samba, baião e frevo. O músico se apresenta ao lado da mesma banda que gravou o álbum “Homem de Laboratório” (2017), seu último disco, e que tem Vinícius Mendes, responsável pelos arranjos, no sax tenor, sax soprano e teclados; Willian Rosa (membro do Iconili), no baixo; Gabriel Bruce (membro do Graveola e Lixo Polifônico), na bateria; e Silas Prado, no sax tenor e sax alto. A entrada é franca

Sobre o músico

Duzão Mortimer construiu sua carreira artística em torno do circuito musical universitário de Belo Horizonte e Minas Gerais. No início dos anos 80 com a “Alegria Blues Band” e depois com “O Grande Ah!”, participou de vários festivais e festas estudantis, culminando com o lançamento do disco “1989”. Na década de 90 participou do Mariantivel, com a qual gravou um disco em 1997. Nos anos 2000, relançou “O Grande Ah!” com a formação contando com os filhos, numa edição que contava com duas gerações de músicos.

Foi com base nesta banda que Duzão desenvolveu o projeto solo “Trip Lunar”, que deu origem ao CD lançado em 2014, todo ele com músicas inéditas, a maioria em parceria com o poeta e agitador cultural Marcelo Dolabela. Em 2017 DuzãoMortimer lançou o segundo disco solo, Homem de Laboratório.

As canções didático-científicas tem encantado o público desde o seu aparecimento em "O Grande AH!", nos anos 80. DuzãoMortimer agora aprofunda a temática com abordagens sociais e ambientais.

Descrição Imagem
Mortimer: academia e arte reunidas Foto: Flávio Charchar