Político-administrativo

Em debate, o compromisso da universidade na superação do racismo

Será realizado na quarta-feira, 12 de junho, nova conferência da série Tempos presentes, com Nilma Lino Gomes, professora na Faculdade de Educação da UFMG. Ela falará sobre 'O compromisso da universidade na superação do racismo', às 11h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. A entrada é aberta ao público.

Os estudantes de graduação que fizerem sua inscrição neste link e assinarem a lista de presença terão direito a certificado, que poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos.

Racismo

“O tema da superação do racismo é importante para qualquer sociedade que luta para se tornar mais democrática", afirma Nilma. Para ela, essa discussão tem como ponto de partida o reconhecimento de que há, no Brasil, um processo histórico e persistente de negação de direitos. “Inúmeros estudos, produzidos tanto por universidades quanto por órgãos governamentais, confirmam cientificamente o lamentável quadro de exclusão da população negra", afirma a professora.

Nilma

Nilma Lino Gomes é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFMG. É doutora em Ciência Social pela USP, com residência pós-doutoral em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Por 11 anos, foi coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Em 2015 e 2016, foi ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Tempos presentes

O ciclo foi inaugurado em março deste ano pelo professor João Antonio de Paula, da Face, que falou sobre a A universidade e os desafios da construção democrática. Ele voltou a abordar o assunto, na semana passada, na abertura da série no campus Montes Claros. A segunda conferência foi ministrada pelo filósofo João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que discorreu sobre Universidade, conhecimento e democracia.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG)

Descrição Imagem
Nilma Lino Gomes Site da Faculdade de Educação da UFMG