Evento acadêmico

IV Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil: inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

'Formação do urbanismo e dos urbanistas no Brasil: ideias, práticas, instituições' é o tema que reunirá estudantes e pesquisadores da historia do urbanismo e do planejamento urbano, no período de 4 a 6 de setembro, na Escola de Arquitetura, durante a 4ª edição do Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil - IV Suub 2019.

As inscrições de trabalhos, até 30 de junho, e a de participantes, até 4 de setembro, podem ser feitas neste link: https://bit.ly/2Io6Sog. A organização é do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura.

Focos

De acordo com os organizadores, nesta edição, o Suub pretende contribuir para a compreensão sobre a formação do urbanismo no Brasil como campo interdisciplinar de atuação e como um saber que articula diferentes áreas do conhecimento como arquitetura, engenharia, geografia, sociologia, economia, etc.

"A ideia de formação se relaciona, portanto, à constituição do urbanismo e do planejamento urbano enquanto campo de conhecimento e como profissão.

"Buscamos, de maneira geral, privilegiar estudos sobre instituições e organismos que tiveram papel importante na formação de urbanistas e do urbanismo, sejam elas voltadas ao ensino formal ou à prática profissional; sobre concepções teóricas, metodologias e experiências práticas na formação de urbanistas e do urbanismo; sobre a trajetória do urbanismo e do planejamento, seus referenciais, permanências e deslocamentos; sobre aportes teóricos e metodológicos das pesquisas voltadas ao estudo do urbanismo e dos urbanistas", detalham.

Histórico

Criado por iniciativa conjunta entre o Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (Gphuc-UnB/CNPq) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (Ciec-Unicamp), o Seminário, de ocorrência bianual, vem se tornando um dos principais espaços para debate sobre a produção do conhecimento sobre o urbanismo e o planejamento urbano e regional em perspectiva histórica.

Após as edições realizadas em Brasília (2013), São Carlos (2015) e Recife (2017), a cidade de Belo Horizonte recepciona os pesquisadores para debater a formação do urbanismo como profissão e campo do saber e das práticas.

(Fonte: coordenação do evento)

Descrição Imagem
Arquitetura sedia evento Lucas Braga - UFMG