Evento acadêmico

Outorga do título de Professor Emérito a Virgílio Almeida

Virgílio Augusto Fernandes Almeida, professor aposentado do Departamento de Ciência da Computação do ICEx da UFMG, recebe, em 22 de março de 2019, título de Professor Emérito. A solenidade acontece às 19h, no auditório 101 do CAD 3. O evento é aberto ao público.

Com expressiva produção acadêmica, formação de pesquisadores e contribuição à computação, Virgílio tem reconhecimento internacional pelo seu trabalho. Desde 2016 atua como 'Faculty Associate' junto à Berkman Klein Center for Internet and Society  na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Virgílio Almeida

Virgílio possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG (1973), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciência da Computação - Vanderbilt University (1987). É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Nacional de Engenharia e professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. É também membro da ''Academy of Science for the Developing World" (TWAS).

Seus interesses de pesquisa concentram-se em vários aspectos de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos em larga escala e suas propriedades, internet, caracterização de tráfego e cargas de trabalho, medição, modelagem analítica de performance e planejamento de capacidade de infraestruturas de processamento de informação.

Em 2006, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador e em 2010 a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Grão-Mestre. Em 2012, recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência, do governo de Minas Gerais. Em 2018, foi agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência do governo de Minas Gerais. Em 2014, recebeu o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É Bolsista de Produtividade, 1A. (Fonte: Currículo Lattes)

Descrição Imagem
Professor do DCC, Virgílio recebe título Lucas Braga/UFMG