Evento acadêmico

Palestra 'Educação do corpo, divertimento e natureza'

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realiza, no dia 7 de dezembro, às 14h, no auditório da Escola, a palestra 'Educação do corpo, divertimento e natureza', que será ministrada por Joana Carolina Schossler.

Para participar não é necessária a realização de inscrições. Haverá emissão de certificados de presença.

A palestrante é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na Universitè Paul Valéry - Montpellier III, na França, e pós-doutoranda na mesma instituição, em pesquisa práticas culturais do veraneio no século 19 e 20, com ênfase em sociabilidades e lazeres, paisagens, urbanismo e patrimônio.

Tema

Mobilizada por perguntas sobre como o corpo se relaciona com a natureza, como ele se diverte, qual natureza individual e social mobiliza práticas culturais e sociais que caracterizam o corpo moderno, a professora Joana Carolina Schossler vai abordar como a busca pela natureza e o ar livre guiam a procura por divertimentos, do século 19 ao 20.

Entre trabalho, máquinas, modernidade e sociedade, sentimentos se afloram, são descritos e se transformam em imagens, paisagens, viagens, ócio e sociabilidades.

De carro, a pé, de bicicleta, de ônibus ou avião; em festas, parques, jardins, colônias de férias, museus, cidades, praias e campos, guiam formas de relacionamento do corpo com a natureza e suas possibilidades de divertimento, que serão tratados na palestra.

(Fonte: Assessoria da EEFFTO)

Ficha técnica

Tema

(Fonte: Assessoria da EEFFTO)