Evento acadêmico

Palestra sobre Adorno e a música de hoje, com Rodrigo Duarte

'Adorno e a música hoje: o que ficou da crítica à indústrica cultural' é o tema de palestra que Rodrigo Paiva, professor de Filosofia da UFMG, realiza na Escola de Música, no dia 19 de setembro, às 10h30.

A atividade integra o projeto Seminários Pesquisa em Música e Correntes Musicológicas II realizados pela Escola.

Rodrigo Duarte possui graduação e  mestrado em Filosofia pela UFMG e doutorado em Filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel (1990). Realizou estágios de pós-douoramento na University of California at Berkeley (1997), na Universität Bauhaus de Weimar (2000) e na Hochschule Mannheim (2011). Atualmente, é professor titular do Departamento de Filosofia da UFMG.

Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Estética e Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola de Frankfurt, Theodor Adorno, autonomia da arte, arte contemporânea e arte de massa.