Evento acadêmico

Apresentação das novas Normas Gerais de Graduação

A versão preliminar das novas Normas Gerais de Graduação será apresentada para a comunidade acadêmica na sexta-feira, 24, no campus Pampulha. O anteprojeto, sistematizado pela Pró-reitoria de Graduação, foi elaborado com base em discussões conduzidas na Câmara de Graduação, que incorporou sugestões encaminhadas por coordenadores de curso, diretores de unidades e docentes. O texto pode ser consultado neste link.

As Normas Gerais de Graduação abordam os principais aspectos do funcionamento do ensino de graduação, incluindo temas gerais – como criação ou extinção de cursos e estrutura dos currículos – e assuntos relacionados com os procedimentos da gestão cotidiana do ensino, como matrícula, avaliação do rendimento escolar e processos de transferência e reopção. O texto em vigor é datado de 1990, e a previsão é de que as normas atualizadas possam ser adotadas já na matrícula do primeiro semestre de 2018.

As sugestões da comunidade universitária podem ser enviadas até o dia 28 de abril para o e-mail normasgrad@prograd.ufmg.br.

O trabalho de elaboração da proposta começou em abril de 2016. A partir de então, a proposta foi discutida em fórum on-line, na plataforma Moodle. Essa etapa do processo envolveu cerca de 500 pessoas da comunidade acadêmica.

Próximos passos

28 de Abril: Data-limite para envio de sugestões pela comunidade.
Maio de 2017: Previsão de prazo para deliberação pela Câmara de Graduação
Junho de 2017: Previsão de prazo para deliberação pelo Cepe

Descrição Imagem
Novas normas integram projeto de reestruturação da graduação, tema de reunião pública realizada em maio do ano passado Foca Lisboa I UFMG