Evento acadêmico

Semana da Enfermagem UFMG 2019 discute práticas com equidade

Entre os dias 13 e 16 de maio de 2019, a partir das 9h, o Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG, realiza a 29ª Semana de Enfermagem do Campus Saúde UFMG.

Com o tema central 'Os desafios da enfermagem para a prática com equidade', o objetivo é melhorar a qualidade assistencial e as relações de trabalho dentro do hospital por meio de debates, trocas de experiências e momentos de descontração.

As atividades não requerem inscrição prévia e haverá emissão de certificado (minicursos estão com vagas esgotadas).

O evento abre no dia 13 de maio, às 9h, no Auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD), no 1º andar, com a palestra 'Assédio Moral: conscientizar é preciso', que explicará a maneira adequada de gerenciar relacionamentos e como evitar o assédio moral no trabalho.

A abertura solene acontecerá no dia 14 de maio, às 9h, no mesmo local, seguida pela conferência inicial 'Os desafios da enfermagem para a prática com equidade', que será ministrada por Márcia dos Santos Pereira, professora da Escola de Enfermagem.

A Semana

A fim de enfatizar o dever de valorização dos profissionais da área, a Semana da Enfermagem promete temas em harmonia com as metas da campanha Nursing Now Brasil, lançada no último dia 24 de abril.

O Nursing Now é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) já adotada por mais de 30 países, que visa ao reconhecimento das contribuições desse ofício no campo da saúde.

Comemoração

A Semana de Enfermagem do Campus Saúde UFMG aproveita as celebrações e discussões da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que comemora sua 78ª edição este ano. A SBEn acontece anualmente no período de 12 a 20 de maio, ambas datas muito significativas. Em 12 de maio de 1830 nasceu Florence Nightingale, considerada a criadora da enfermagem moderna, enquanto no dia 20 de maio de 1880 faleceu Anna Nery, enfermeira pioneira no Brasil.

Todos os anos, a SBEn se organiza em torno de um assunto específico. O tema deste ano é “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática” e o evento busca divulgar o papel da enfermagem na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e ética.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG)