Evento acadêmico

Simpósio 'Deliberação em sociedades divididas'

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME), do Departamento de Comunicação Social, realiza o simpósio 'Deliberação em sociedades divididas'.

O evento é dedicado a pesquisa internacional que teve participação da UFMG.

Desenvolvida em parceria com o professor Jürg Steiner, das universidades de Berna (Suíça) e de North Carolina at Chapel Hill (EUA), a pesquisa produziu descrição sistemática de elementos que ajudam a fomentar capacidades deliberativas. De acordo com a professora Rousiley Maia, uma das coordenadoras do trabalho, foram investigadas dinâmicas de discussão entre grupos profundamente divididos, formados por residentes de comunidades pobres e policiais militares no Brasil, ex-guerrilheiros e ex-paramilitares na Colômbia, sérvios e bósnios em Srebrenica, na Bósnia-Herzegovina. Eles refletiram sobre formas de tornar suas relações mais pacíficas, justas e democráticas.

Os pesquisadores avaliaram o papel de justificações, histórias pessoais, sarcasmo, humor e de líderes que facilitam ou dificultam o debate, com vistas a descobrir o que é necessário para que se desenvolva comportamento mais deliberativo. Os resultados foram reunidos no livro 'Deliberation across deeply divided societies: transformative moments', publicado neste ano pela Cambridge University Press, no Reino Unido. A obra será lançada durante o evento.

Organização: Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública da UFMG

24 de agosto de 2017

17h

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG - auditório professor Dias Bicalho