Evento cultural

UFMG apresenta trabalhos na Expomontes

Pesquisas no campo da biotecnologia e trabalhos sobre propagação de mudas nativas e sistemas de agricultura e pecuária que reduzem a pressão sobre o meio ambiente desenvolvidos no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) serão exibidos, a partir de hoje, 29, na 44ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). Outro destaque do estande é a Minifazenda da UFMG, que reunirá animais e jogos educativos.

Parte dos trabalhos levados pela UFMG é formada de mostruários de sementes, que compõem um dos laboratórios da Universidade.

No evento também serão expostas mudas de plantas nativas do Norte de Minas produzidas no Viveiro de Mudas Frutíferas Ornamentais e Silviculturais, que oferece suporte às aulas práticas de diferentes disciplinas e a projetos de pesquisa e extensão. O viveiro é coordenado pelo professor do ICA e pró-reitor adjunto de Extensão, Paulo Sérgio Nascimento Lopes.

Outra atração da Expomontes é a Minifazenda da UFMG, espaço que simula uma fazenda, com a exposição de animais, além de jogos e atividades de educação ambiental, direcionados a crianças e jovens. A visitação é gratuita.

No espaço, as crianças serão envolvidas em atividades sobre cuidados com animais de estimação, reciclagem e destino correto de resíduos sólidos e participarão de jogos educativos e interativos sobre temas como a germinação de sementes.
A expectativa é que a minifazenda seja visitada por cerca de seis mil pessoas nos dez dias de exposição. Trinta escolas da rede pública de ensino estão escritas.
O ICA também participa do Torneio Leiteiro Expomontes. De acordo com o professor Otaviano de Souza Pires Neto, será uma oportunidade para que os estudantes da UFMG conheçam a prática da produção leiteira e auxiliem na realização do torneio em aspectos como a organização da pesagem dos animais.

Descrição Imagem
Viveiro de mudas do ICA: suporte para aulas práticas e projetos de pesquisa e extensão Amanda Lelis / UFMG