Evento acadêmico

UFMG Soccer Science Congress

Ver cartaz do evento >

Entre os dias 15 e 17 de novembro, o campus Pampulha torna-se palco do UFMG Soccer Science Congress, evento que reúne importantes nomes do futebol nacional, das mais variadas áreas. O Congresso é organizado pelo UFMG Soccer Science, centro especializado em futebol para alto rendimento.

Estarão presentes treinadores, ex-atletas, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, gestores professores, alunos de graduação e pós-graduação e amantes do futebol, apresentando e debatendo o futebol em diferentes contextos.

O  Congresso tem como objetivos promover debate sobre temas relacionados ao uso de novas tecnologias e ao treinamento esportivo aplicado ao futebol; qualificar recursos humanos de diferentes áreas envolvidos no futebol; promover integração acadêmica entre alunos e profissionais que se relacionam num ambiente futebolístico (treinadores, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas.); e divulgar estudos acadêmicos envolvendo o futebol.

A programação e informações sobre forma de participação podem ser acessadas no site do evento.

História
O centro UFMG Soccer Science foi criado, em 2014, por professores do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, que desenvolve pesquisa na área do futebol nas categorias de base e no futebol profissional.

O núcleo é especializado em futebol para o alto rendimento, que reúne vários laboratórios de pesquisa e professores da EEFFTO, com expertise em análise de desempenho, biomecânica, big data, coaching esportivo, controle e prescrição da carga, fisiologia do exercício, genética, métodos e processos de ensino para o futebol, neurociência, recovery, sono e psicologia esportiva.

Os integrantes do centro também contribuem para o desenvolvimento da formação de profissionais nas licenças de treinadores de futebol da CBF Academy, em comissões editoriais nacionais e internacionais de revistas científicas, consultorias científicas e técnicas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da EEFFTO)

Descrição Imagem
Evento reúne prática e teoria do mundo do futebol Lucas Braga/UFMG

Ficha técnica