Evento acadêmico

Workshop 'Produção de conteúdo em redes sociais digitais: o meme como estratégia de divulgação institucional'

A Biblioteca da Escola de Ciência da Informação sedia o workshop  'Produção de conteúdo em redes sociais digitais: o meme como estratégia de divulgação institucional', na sexta-feira, 15 de março. O encontro será aberto às 13h. Os expositores são integrantes do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário, grupo de pesquisas vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

A entrada é aberta ao público,  mas é necessário realizar inscrição neste link.

Descrição

O meme se configurou como um fenômeno cultural no século XXI. Caracterizado por Natália Horta como uma forma de comunicação baseada em uma recriação excessiva, coletiva, paródica e que se espalha de forma viral, essa forma de expressão apresenta certa regularidade, uma 'gramática' própria e uma capacidade de propagação instantânea se consegue «ativar um imaginário coletivo».

Esse alcance e propriedades fizeram com que o meme fosse apropriado pelas instituições como forma de divulgação de mensagens, de vender produtos, serviços, ideias ou simplesmente 'fazer zoeira', pois o importante é estar em destaque. Isto se torna um fator relevante porque, em um cenário de excesso informacional, ser lembrado ou acessado pelo maior número possível de seguidores se torna estratégico, o que torna o meme, por sua característica de replicar no tempo e no espaço, uma ferramenta importante de comunicação e marketing.

Apesar da possibilidade de sua utilização no ambiente organizacional, existe a necessidade do meme se revestir de uma imagem institucional, o que requer a observância de certos quesitos. Assim, a partir da expertise desenvolvida nessa estratégia de divulgação, e tendo como foco destacar os aspectos simbólicos envolvidos no compartilhamento dos memes, está sendo proposta a realização de uma oficina referente ao uso deste instrumento como estratégia para divulgação de atividades e conteúdos institucionais, tendo o imaginário envolvido na representação de uma realidade.

Descrição Imagem
Escada e parte dos fundos do prédio da Escola de Ciência da Informação (ECI) Lucas Braga

Ficha técnica

A entrada é aberta ao público,  mas é necessário realizar inscrição neste link.

Descrição

15 de março de 2019