Dimensão formativa essencial, a extensão universitária na UFMG é indissociável do ensino e da pesquisa. Esse lugar ocupado pela extensão está definido no Estatuto da Universidade, sendo construído como um espaço marcado por uma interação transformadora entre a UFMG e diversos setores da sociedade, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de saberes. 

Nessa perspectiva, os cidadãos envolvidos em atividades de extensão possuem papel central, uma vez que agregam à Universidade saberes adquiridos e construídos em seu cotidiano profissional e em sua vivência comunitária.

Na UFMG, cabe à Pró-reitoria de Extensão (Proex) fomentar, acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as ações de extensão, de acordo com as deliberações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Para essa atividade, a Pró-reitoria conta com os Centros de Extensão, em sua maioria vinculados a Unidades Acadêmicas ou Unidades Especiais da Universidade. Esses órgãos atuam de forma colegiada e executam a gestão da política de extensão nas Unidades, em consonância com a política geral de extensão universitária. Entre suas funções, estão aprovar, acompanhar, registrar e avaliar as atividades de extensão nas Unidades.

A UFMG articula ainda grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa em torno de temas emergenciais da sociedade, tais como: Programa Participa UFMG Mariana e Rio Doce, Projeto Brumadinho, Rede Cidades, Rede Direitos Humanos, Rede Juventude, Rede Observatório da Migração Nacional, Rede Saúde e Educação Básica e Rede Saúde Mental.

A dimensão da extensão na UFMG

São 3,1 milhões de atendimentos todos os anos, 65% deles em parceria com outros setores da sociedade. São 2,4 mil professores e sete mil estudantes, de graduação e pós-graduação, diretamen­te envolvidos numa evidente inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Consulta a programas e projetos de extensão na UFMG

Um sistema aberto à consulta do público, o Siex, permite acessar dados de todas as ações de extensão da UFMG. Saúde, educação, trabalho, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e justiça, tecnologia de produção e cultura são alguns dos eixos dessas atividades na UFMG, bastante conhecidas pelas comunidades. 

Aproveitamento de créditos e formação em extensão

De acordo com diretrizes nacionais, a UFMG promove a integração de experiências de extensão aos currículos de graduação e programa de pós-graduação por meio do aproveitamento de créditos e da formação em extensão. Programas de fomento ao alunado podem ser consultados no site da Pró-reitoria de Extensão.