Arte e Cultura

Edição da revista Nuvem, da EBA, propõe ‘catálogo poético’ de técnicas de reprodução gráfica

Revista saírá em duas versões: com capa dura de pano (foto) e com capa em plástico micro-ondulado Imagens: Divulgação

Nesta quarta-feira, 15, às 18h, a Escola de Belas Artes (EBA) lança a 11ª edição da revista Nuvem, que reúne produções de alunos e ex-alunos da unidade, além de artistas convidados. O lançamento será realizado na Benfeitoria, mistura de bar e galeria de arte localizada na Rua Sapucaí, 153, Floresta.

Tiragem é de 130 exemplares, em duas versões: capa dura de pano e capa em plástico micro-ondulado. Divulgação

Segundo Fernanda Goulart, professora da EBA e curadora desta edição, ela foi formatada como uma “enciclopédia afetiva” de produção e poéticas gráficas, espécie de catálogo que referencia performaticamente a diversidade de técnicas gráficas existentes e estabelece uma memória desse campo de produção intelectual.

“Contamos com um time potente de artistas gráficos e de estudantes de arte, além de dois escritores”, explica Fernanda. “Fazendo jus ao sentido enciclopédico da obra, cada artista trabalhou inicialmente a partir de uma técnica de reprodução e para ela definiu um vocábulo, produzindo um diálogo livre entre ele e a técnica artística escolhida.”

Trabalho coletivo, produção autoral
Na Nuvem, cada artista é responsável por produzir a tiragem da sua página, o que inclui criá-la, imprimi-la e finalizá-la, com tiragem equivalente à da revista. A 11ª edição da publicação é resultado de pesquisas e experimentações realizadas por esses artistas com a variedade de materiais que, para além do papel, integram o campo das artes gráficas. A publicação terá tiragem de 130 exemplares, em duas versões: capa dura de pano e capa em plástico micro-ondulado.

O projeto do dispositivo que une todos os trabalhos foi criado por Fernanda Goulart com alunos de uma disciplina optativa que ela ofereceu na graduação da Belas Artes. Durante a atividade, foram desenvolvidos o projeto gráfico e sua identidade visual. “O projeto, num sentido amplo, é um grande laboratório didático”, afirma Fernanda. Na última etapa do processo, foram realizados mutirões para a montagem de cada unidade da revista.

“Nuvem é fruto de investimento que alguns de nós, da Escola de Belas Artes, temos realizado no livro físico como suporte, meio privilegiado de experimentação e de compartilhamento da produção artística”, explica a professora. A publicação se relaciona diretamente com a coleção Livro de Artista da UFMG, a primeira sediada em uma biblioteca de universidade pública no Brasil. O curador da coleção, Amir Cadôr, professor da EBA, é um dos artistas participantes desta edição da revista.

Idealizada em setembro de 2015, a nova edição da Nuvem vem sendo produzida pelos artistas desde março de 2016. Segundo o editorial da publicação, o desejo por trás da iniciativa é o de “viabilizar métodos de impressão acessíveis, na contramão da terceirização dos serviços gráficos, apostando na autonomia técnica do artista”.

Fernanda Goulart detalha as etapas de construção da obra. “Inicialmente, cada vocábulo foi definido por um ‘verbete’, uma interpretação escrita não tomada em sentido estrito, como num dicionário comum, mas poético, aberto”, diz. Esse processo resultou em 34 “páginas” artísticas (muitas se desdobram em cartazes ou em outros formatos) que, criadas por 37 artistas – como Claudio Santos, Daisy Turrer, Guilherme Luigi, Gustavo Piqueira, Guto Lacaz, Marcelo Drummond, Ricardo Portilho –, expressam cerca de 30 diferentes técnicas artísticas de reprodução, entre elas adesivo, carbono, carimbo, impressão digital, dobra, estêncil, risografia, cianótipo, litografia, recorte, relevo, serigrafia e verniz.

Obra de Maria do Carmo de Freitas Veneroso, produzida por meio das técnicas de delitografia em pedra e fotolitografia Divulgação

Sobre a revista

Nuvem é uma publicação experimental e independente criada em 2009, no contexto do bacharelado em Artes Gráficas do curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. Resultado de projeto de extensão coordenado pelas professoras Fernanda Goulart e Brígida Campbell, ambas da EBA, a revista foi concebida como laboratório centrado na experimentação de novos formatos e materiais gráficos em produções artísticas coletivas.

Suas edições fomentam regularmente investigações sobre as possibilidades de materialização gráfica da produção artística contemporânea. Outras informações sobre a publicação podem ser encontradas em seu site .

Nuvem 11
Organização: Fernanda Goulart
Editoração: Mil Folhas
Tiragem: 130 exemplares