Blogs Científicos

  1. Centro de Estudos sobre Justiça de Transição

    O projeto de pesquisa e extensão tem como objeto preliminar a análise sistemática dos procedimentos de investigação e ações penais propostas pelo Ministério Público Federal para investigar e punir os crimes contra a humanidade praticados durante a ditadura de 1964-1985, formando bases de dados que instrumentem medidas de atores estatais e da sociedade civil. O campo de estudos da justiça de transição tem se expandido cada vez mais no Brasil;

  2. Ciência Política

    Plataforma para interação entre docentes e divulgação de eventos e cursos na área. Conheça.

  3. Encontros com Arte

    O programa Encontros com Arte foi  inaugurado em 2003, pelo Núcleo de Arte do Centro Pedagógico, com os objetivos de apresentar ao púlico em geral a produção artística dos alunos e professores, promover o encontre dos alunos com artistas da UFMG e da comunidade externa, e proporcionar espaço para reflexão sobre arte e educação.


  4. Filosofia Antiga

    O grupo de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 2007 e reúne pesquisadores, docentes e discentes, que se dedicam ao estudo de diferentes tradições, autores e períodos da história da filosofia antiga. O grupo faz parte da linha de pesquisa em Filosofia Antiga e Medieval do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG.

  5. Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos, Arquitetura Efêmera e Tecnologia de Museus

    O Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos, Arquitetura Efêmera e Tecnologia de Museus (GRAFT) é vinculado ao Departamento de Tecnologia da Escola de Arquitetura da UFMG. Com mais de uma década de existência, consolidou-se como um grupo interdisciplinar na área de gestão de projetos, museus e exposições. O Laboratório Virtual do Grupo GRAFT (LavGRAFT) conta com dezenas de softwares disponíveis para os pesquisadores, projetos e atividades na nuvem, sendo o próprio laboratório objeto de estudo. Para conhecer os integrantes, linhas de pesquisa, parceiros e principais softwares,acesse a página do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq.

  6. Grupo de Estudos em Direito Internacional

    Em 2001, o interesse de alguns alunos da Faculdade de Direito da UFMG em realizar estudo sistemático e aprofundado do Direito Internacional Público levou à organização do Gedi. Por meio do estudo aprofundado da área em reuniões periódicas extra-classe, incrementaram-se as noções oferecidas pela grade curricular do curso, além da publicação técnica e a representação da Faculdade em eventos sobre Direito Internacional.

  7. Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação

    O Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet) tem como objetivo atender demanda acadêmica, no ambiente da Faculdade de Direito da UFMG, em torno da investigação e debate de temas interdisciplinares envolvendo os fundamentos jurídicos, econômicos e sociais da governança global da internet. Trata-se de um grupo vinculado ao grupo de pesquisa 'Estado e Relações Privadas Transnacionais nas Fronteiras da Tecnologia e Inovação', do Departamento de Direito Público, e com aderência à linha de pesquisa 'Transformações da arquitetura da internet e redes digitais na Sociedade Global do Conhecimento', iniciativas do orientador, Professor Fabrício Bertini Pasquot Polido, para aprofundamento da área de Direito Internacional da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado e Direito Internacional Econômico na Faculdade de Direito da UFMG.

  8. Grupo Nietzsche UFMG

    O objetivo deste blog, ligado ao Grupo Nietzsche da UFMG,  é que ele se torne espaço alternativo de discussão sobre os diversos aspectos da filosofia de Nietzsche, que se caracterize pela agilidade e por certa informalidade; que funcione como uma arena para o confronto agonístico das diversas perspectivas em torno da obra de Nietzsche desenvolvidas por cada pesquisador ou centro de pesquisa em relativo isolamento, permitindo assim uma maior interação.

  9. Guano Speleo - Grupo de Espeleogia

    O grupo de pesquisa e extensão em Espeleologia Guano Speleo é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sendo filiada a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). O Guano Speleo é constituído de membros voluntários vindos de várias áreas de conhecimento, entre elas: geografia, geologia, biologia, arqueologia, paleontologia, engenharia, meio ambiente, história, entre outros.

  10. Indisciplinar

    O Indisciplinar é um grupo de pesquisa vinculado ao CNPq, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, que tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço. Considerada a importância da produção biopolítica nas metrópoles e nos processos de globalização e os processos constitutivos do espaço social, toma-se o urbano em sua capacidade de engendrar singularidades e diferença.

  11. Laboratório de Análise de Acontecimentos

    O Laboratório de Análise de Acontecimentos (GrisLab) é uma atividade de pesquisa e extensão que tem o propósito de acompanhar, analisar e debater acontecimentos da atualidade a partir da repercussão que alcançam em diversos dispositivos midiáticos, dos veículos de imprensa às redes sociais.

  12. Laboratório de Análise da Qualidade do Leite

    O LabUFMG realiza análises de composição, contagem bacteriana total e de células somáticas de amostras de leite coletadas individualmente de vacas e de tanques refrigeradores.

  13. Laboratório de Fisiologia do Exercício

    O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafise), fundado no ano de 1976, é um dos laboratórios pioneiros desse campo de conhecimento no Brasil. O órgão faz parte do grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga (criado em 1989) que tem apresentado uma evolução constante, tendo se consolidado nos últimos anos como uma referência na área, com inserção internacional e uma produção científica crescente e de excelente qualidade

  14. Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento

    O Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) fundado em 1995, tem suas atividades centradas em quatro linhas de pesquisa, sendo elas: a Discalculia do Desenvolvimento (Transtorno de Aprendizagem da Matemática), o Retardo Mental, a Paralisia Cerebral Hemiplégica e a Aids.

  15. Laboratório de Psicologia e Educação da UFMG

    O Lape, Laboratório de Psicologia e Educação, do Departamento de Psicologia da UFMG, tem como objetivo principal incentivar e promover o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Psicologia em interface com a Educação. A designação “Laboratório de Psicologia e Educação” surge a partir da concepção ampliada da educação, que ultrapassa o âmbito restrito do espaço escolar, permitindo abarcar uma dimensão maior de pesquisas, estudos e práticas voltados para as interações entre a psicologia e a educação.

  16. Laboratório transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas

    O Laboratório Transdisciplinar: família, parentalidade e parcerias sintomáticas (Labtrans UFMG), se constitui em torno de três núcleos associados aos temas: ‘Família’, ‘Parentalidade’ e ‘Parcerias sintomáticas’. Esses núcleos orientam os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, publicação, eventos, orientações de mestrado e doutorado que compõem as atividades do Laboratório, trazidas a este blog.

  17. MycoAntar

    'MycoAntar: diversidade e bioprospecção de fungos da Antártica' é um projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Biodiversidade e Bioprospecção dos Fungos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Para saber mais, acesse este link.

  18. Projeto Serelepe

    Formado em 2005, graças ao programa de rádio Serelepe – uma pitada de Música Infantil, que vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, o Grupo Serelepe é composto por Reginaldo Santos, Cris Lima, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. Faz parte do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.  Institucionalmente, é um projeto de extensão vinculado ao curso de Teatro da Escola de BelasArtes da UFMG.

  19. Pronoturno Filosofia UFMG

    O Programa Pronoturno Filosofia foi criado em 2012 e, seguindo as diretrizes do Pronoturno UFMG, tem como objetivo possibilitar aos bolsistas a dedicação integral aos estudos. Entre as práticas propiciadas aos estudantes do projeto estão a iniciação à pesquisa e ao ensino, monitoria, participação em grupos de estudo e atividades culturais e de extensão.

  20. Residência Médica em Patologia do HC-UFMG

    Blog do Programa de Residência Médica em Patologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

  21. Saneamento Rural - Cadernos de Campo

    O blog reúne professores, alunos do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos SMARH/UFMG, estudantes de Engenharia UFMG, profissionais de várias áreas do conhecimento e membros da Fundação Nacional de Saúde, Fundasa. Juntos, objetivam construir o que será o Programa Nacional de Saneamento Rural, no Brasil.

  22. UAB - Polo de Montes Claros

    Localizado no município mineiro Montes Claros, o Polo de Apoio ao Ensino a Distância (Papead), foi instalado nas dependências da Escola Estadual Helena Prates, e é um espaço acadêmico com recursos de infraestrutura e tecnológicos com a finalidade de apoiar as atividades de oferta de educação a distância prevista para o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado a Universidade Federal de Minas Gerais e Montes Claros.