Empresas emergentes de base tecnológica criadas a partir de projetos de professores, alunos, pesquisadores e centros de pesquisa da UFMG podem contar com investimento financeiro e apoio à gestão por meio da Fundep Participações S.A. (Fundepar).  O projeto é baseado em modelos de financiamento à inovação existentes em universidades públicas e particulares do exterior.

O programa prevê aporte inicial de recursos, feito mediante participação acionária minoritária - compra de ações ou títulos de dívida conversíveis em ações. As informações sobre o modelo de financiamento e sobre como solicitar a parceria estão no site da Fundepar.

Lemonade

A vertente de projetos de pré-aceleração de startups da Fundepar acontece por meio do programa  Lemonade. Ele apoia até 250 alunos simultaneamente, divididos em 50 projetos/ideias/tecnologias. O Lemonade conta com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais. Entre aqui em contato com o programa.

Fundepar

A Fundepar foi criada em 2013 com a aprovação da Curadoria das Fundações, do Ministério Público de Minas Gerais, do Conselho Universitário da UFMG e do Conselho Curador da Fundação.

O objetivo do programa é atuar nos estágios iniciais da cadeia de investimentos de risco, de forma a prover recursos financeiros e know-how a negócios em início de operação, para os quais ainda existem poucas fontes de financiamento, conforme análise do grupo. O programa de investimentos possui impacto positivo na relação universidade-empresa, e consequentemente na transformação de conhecimento científico em desenvolvimento econômico.