Nas duas últimas décadas, para além da produção científica associada a campos disciplinares bem estabelecidos, vêm se desenvolvendo as abordagens de pesquisas que escapam desses limites e se constituem em propostas multi, inter ou transdisciplinares. Nesse período, foi criado, estruturado e desenvolveu-se o Instituto de Estudos Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, que vem cumprindo importante papel aglutinador, na UFMG, de trabalhos de pesquisa transversais às áreas do conhecimento.

O IEAT tem como objetivo promover a geração de um ambiente propício à realização de estudos transdisciplinares na UFMG, com características de excelência (por excederem o normal e o ordinário), de ponta (voltados para o novo e o futuro) e de indução (que interferem na maneira de gerar, organizar e difundir o saber), abrangendo as diversas áreas do conhecimento – humanidade, exatas e biológicas. Dessa forma, será buscado, em suas diferentes linhas de atuação, o chamado estado da arte do conhecimento, sem o qual não há pesquisa avançada nem grupos de excelência.

Atua como órgão articulador interdepartamental e supra unidades acadêmicas, marcando suas atividades pelas características de ineditismo, experimentalismo e transitoriedade. Sua principal linha de atuação é o estímulo à geração e à difusão de uma nova práxis e de um novo ideal do conhecimento, tendo por locus experiências coletivas de grupos de especialidades variadas, por instrumento ou meio a aproximação das disciplinas e por alvo a formação de profissionais especialistas e com capacidade de frequentar mais de uma área do saber.

São programas do IEAT:
Cátedras
Visitas Internacionais
Professores Residentes
Encontros Transdisciplinares
Grupos de Pesquisa
Ciclos de Seminários

Estudos Transversais na Pós-graduação

Tendo em vista o caráter emergente dos estudos transdisciplinares, a Câmara de Pós-graduação, em conjunto com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), propôs estabelecer a modalidade de Estudos
Transversais na pós-graduação stricto sensu da UFMG. São conjuntos de atividades acadêmicas incluindo disciplinas e pesquisa interdisciplinar, realizada de forma simultânea por 2 (dois) ou mais cursos de pós-graduação. Os objetivos são promover uma formação diferenciada e complementar e abrir novas frentes de atuação na pós-graduação stricto sensu sem que seja necessária a criação imediata de novos PPGs. Acesse a resolução 07/2020 de 8 de outubro de 2020 que regulamenta a criação de Estudos Transversais na titulação de mestres e doutores na pós-graduação stricto sensu da UFMG.