Seja bem-vindo(a) a Universidade Federal de Minas Gerais.

Aqui você encontra informações importantes que vão auxiliar a sua jornada na UFMG. Conheça a programação da Recepção UFMG, as ações das pró-reitorias e outras informações pertinentes sobre a Universidade.

  1. Mensagem de boas-vindas

    Caro (a) docente,

    Seja bem-vindo(a) à Universidade Federal de Minas Gerais, a sua UFMG!

    Nossa Universidade tem um lema que a define: Incipit vita nova. É uma expressão latina que, em português, significa “uma vida nova se inicia”. Essa frase que, em 1927, inspirou os fundadores da UFMG continuou inspirando as gerações seguintes.

    A UFMG carrega Minas em seu nome e tem profundas raízes em nosso estado, mas ela é sobretudo uma universidade brasileira, sintonizada com as questões do nosso país, e amplamente conectada com os problemas contemporâneos de nosso planeta, para os quais tem oferecido importantes soluções. Esse alcance mundial da universidade pode ser ilustrado pelos versos de uma das canções do Clube da Esquina, movimento musical nascido em Belo Horizonte e que se tornou um dos patrimônios culturais do país: “sou do ouro, eu sou vocês, sou do mundo, sou Minas Gerais”.

    Graças às exitosas políticas de inclusão implementadas nas últimas duas décadas, a UFMG que você conhece hoje tem a marca da diversidade e exibe com orgulho as suas múltiplas caras e cores, que são representativas da população brasileira. Esta pluralidade também amplia os modos de inserção docente nas ações de ensino, de pesquisa e de extensão. Tudo isto faz da nossa UFMG uma universidade cada vez maior, melhor e mais inclusiva.

    É essa instituição – tradicional e moderna, inclusiva e de excelência – que começa a fazer parte de sua vida a partir de agora. Seja bem-vindo(a)!

    Sandra Regina Goulart Almeida (Reitora)

  2. Programação da Recepção UFMG 2025

    A UFMG Somos todos nós

    7 de outubro, 14h às 16h, no Auditório da Reitoria

    O evento reúne, em um só encontro, ações de acolhimento destinadas aos docentes recém-admitidos na UFMG.

    A abertura será realizada pela Reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Em seguida, as apresentações dos pró-reitores de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e recursos humanos. 

    Serão abordados diversos temas como: funcionamento das pró-reitorias e informações sobre cursos, bolsas, editais e dicas de oportunidades interessantes para os docentes da UFMG.

    Haverá um momento para esclarecer dúvidas dos novos contratados e, ao final, uma confraternização de boas-vindas.


    Programação:

    - Abertura 

    Reitora Sandra Regina Goulart Almeida

    - Apresentações

    Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD)
    Pró-reitoria de Pós-graduação  (PRPG)
    Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq)
    Pró-reitoria de Extensão (PROEX)
    Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH)

    - Tira-dúvidas

    - Confraternização de boas-vindas

  3. Extensão

    A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é responsável pela formulação e execução da política de extensão na universidade. Juntamente com os Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas, atua no fomento, acompanhamento, avaliação, articulação, divulgação e coordenação das atividades extensionistas.

    Fique atento(a):

    - Não perca as próximas oportunidades de cursos da ação Extensão Acadêmica na Prática.

    - A Proex possui um canal on-line para esclarecer dúvidas sobre o Sistema de Informação da Extensão (SIEX). Fique atento as oportunidades de cursos e eventos no site do SIEX.

    - Resoluções, documentos, editais, oportunidades de bolsas e demais informações sobre a extensão estão publicadas no site da Proex

    - Siga a Proex nas redes sociais: @extensaoufmg.


  4. Graduação

    Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é responsável por coordenar, em articulação com as Unidades de Ensino e com os órgãos da Administração Central, a formulação e a implementação de políticas para o ensino de graduação e as atividades dos órgãos executores dessas políticas.

    Fique atento(a):

    - Conheça as ações da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, conhecida como GIZ, um espaço de formação pedagógica da comunidade acadêmica da UFMG. Acompanhe sua Agenda de Atividades e suas redes sociais para conhecer as possibilidades de formação continuada promovidas pela Prograd. Para inscrições e informações sobre os eventos, clique aqui.

  5. Pesquisa

    As atividades de pesquisa na UFMG são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), órgão que promove medidas de estímulo à pesquisa científica e à divulgação nacional e internacional, além de acompanhar o volume e o impacto das produções advindas dessas ações. Acesse o site da PRPq para mais informações. 

    Fique atento(a):

    - Mantenha o endereço de e-mail ativo nos sistemas acadêmicos e acesse regularmente. As comunicações institucionais da PRPq são enviadas por e-mail, de forma direta ou encaminhadas pelos Núcleos de Assessoramento à Pesquisa (NAPq), unidades ou departamentos.

    Editais de Auxílio a Docentes Recém-Contratados estão disponíveis na página de editais da PRPq. Acompanhe as publicações dos editais e das chamadas abertas para não perder as oportunidades oferecidas pela PRPq.

  6. Pós-Graduação

    A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) tem por objetivo o planejamento e a gestão das políticas de pós-graduação da UFMG.

    Fique atento(a):

    - Para atuação na pós-graduação stricto sensu, os docentes deverão entrar em contato com o Colegiado do Curso de Pós-Graduação, de seu interesse, para se informar sobre os critérios de credenciamento adotados pelo Programa de Pós-Graduação.

    - Acompanhe as publicações das Chamadas da PRPG para não perder as oportunidades oferecidas.


  7. Recursos Humanos

    Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) é o órgão responsável pela gestão de pessoas e pelos processos de administração de pessoal da UFMG.

    Fique atento(a):

    - No site da PRORH, você encontra informações e serviços de interesse para os(as) servidores(as), como:

    ·  Carreira docente: legislações, orientações e procedimentos.

    ·  Oportunidades: programas e iniciativas voltados ao desenvolvimento profissional e institucional como a Semana do Servidor e o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

    ·  Serviços e formulários: solicitação de benefícios, afastamentos, progressões e outros.

    ·  Notícias e informações: atualizações sobre temas relacionados à gestão de pessoas, compilado de normas.

    Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD): órgão que assessora o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a Reitoria e a PRORH na formulação e execução da política de pessoal docente da UFMG.

    Programa de Apoio ao/à Servidor/a na Socialização Organizacional (Passo): programa da PRORH que visa favorecer o processo de integração de novos servidores. 

  8. Acessibilidade e Inclusão

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) tem como responsabilidade a proposição, organização, coordenação e execução de ações para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e profissional.

    Fique atento(a):

    - Os estudantes da UFMG com deficiência podem solicitar ao NAI um documento oficial que indicará as suas demandas específicas de acessibilidade para participar das atividades acadêmicas em condições de igualdade. O “cartão de acessibilidade”, que o estudante poderá apresentar a gestores e professores, tem a função de complementar a comunicação do NAI com órgãos acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativos. Clique aqui para mais informações.

    - Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o NAI:


  9. Alimentação

    Restaurantes Universitários

    Os cinco Restaurantes Universitários (RUs), os famosos “bandejões”, possuem a capacidade de fornecer, diariamente, mais de 13 mil refeições balanceadas e saudáveis (café da manhã, almoço e jantar). São eles: Setorial I e Setorial II no campus Pampulha, do Campus Saúde, da Faculdade de Direito e do Campus Montes Claros.

    Qualquer pessoa pode se alimentar nos bandejões, mas os valores cobrados são diferentes dependendo do vínculo com a UFMG. O valor para servidores docentes é de R$ 13,00. Para comprovar o vínculo com a UFMG, os(as) usuários(as) devem apresentar a carteira da UFMG. 

    Outras Lanchonetes e Restaurantes

    Os campi da UFMG contam com restaurantes e lanchonetes terceirizados em unidades acadêmicas e órgãos administrativos. Procure saber quais opções existem próximas a sua unidade acadêmica e nos locais que frequenta dentro do campus. As ofertas são variadas como self-service, pratos rápidos, porções, lanches, prato feito, comida vegana, dentre outras. Se precisar, fale com o setor de fiscalização dos estabelecimentos pelo e-mail sfiscal@dsg.ufmg.br.

  10. Assistência e Permanência Estudantil

    Elaborada e coordenada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e executada em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a Política de Permanência e Assistência Estudantil da UFMG colabora para a permanência do estudante na Universidade durante toda a graduação.

    São várias ações contempladas pela política, como: acesso às moradias estudantis (três em Belo Horizonte, uma em Montes Claros e três casas pertencentes ao programa de moradias indígenas); alimentação subsidiada nos restaurantes universitários (RUs); oferta de bolsas que ajudam em despesas com transporte, saúde, compra de material escolar, enriquecimento cultural, expansão da formação acadêmica, entre muitas outras demandas.

  11. Comunicação

    Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) é a principal estrutura de comunicação institucional da Universidade. Entre suas atribuições, estão a gestão das mídias próprias da UFMG, o desenvolvimento de campanhas institucionais e o relacionamento com a imprensa e outras mídias. Dessa forma, o Cedecom contribui para que os programas, projetos e ações da UFMG nas áreas de ensino, pesquisa e extensão se tornem conhecidos pela sociedade. 

    Fique atento(a):

    - Faça parte do cadastro de fontes jornalísticas. A imprensa regional, nacional e internacional  – meios de comunicação impressos, digitais e televisivos – solicita à Assessoria de Imprensa do Cedecom indicação de docentes das várias áreas do conhecimento para serem fonte de matérias jornalísticas dos mais distintos temas. Por mês, cerca de 1.600 matérias citam a UFMG ou têm pesquisadores(as) da Instituição como  fonte. Por isso, quando a Assessoria de Imprensa da UFMG solicitar seus contatos e informações sobre suas pesquisas, retorne o e-mail e ajude a Instituição a publicizar o que é feito dentro de uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil. Caso tenha interesse em participar do Banco de Fontes da Assessoria de Imprensa, entre em contato pelo assessoriadeimprensa@ufmg.br ou (31) 99311-2076.

     - Canais oficiais de comunicação da UFMG: 

    Portal UFMG (Notícias, Agenda, Releases)

    Boletim UFMG

    TV UFMG

    Rádio UFMG Educativa (FM 104,5)

    . Redes Sociais 

  12. Cultura

    A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) é responsável pela gestão, coordenação, promoção, desenvolvimento e difusão da produção e da política cultural da Universidade. Para a UFMG, a cultura é fundamental em seus processos de formação. 

    A Universidade apoia e incentiva a difusão de distintas ações e manifestações culturais e artísticas, os diversos registros do patrimônio tanto material quanto imaterial, como a memória, a restauração e os saberes tradicionais. A UFMG promove programas de extensão, de preservação do patrimônio científico e cultural, pesquisas, práticas educativas, eventos artístico-culturais e parcerias, proporcionando a difusão cultural. 

  13. Direitos Humanos

    - UFMG diz NÃO aos atos discriminatórios e violações dos Direitos Humanos

    resolução nº 09/2016, de 31 de maio de 2016, proíbe atos praticados contra todo e qualquer membro da comunidade universitária, que recorram ao uso do arbítrio da violência, incluindo-se a humilhação e o assédio moral, emocional ou psicológico. Resoluções são normas jurídico-administrativas destinadas a regular interesses em uma determinada coletividade.

    O que configura violação de direitos humanos?

    . Hierarquização, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem étnica.
    . Realização de práticas e propagação de concepções consideradas ofensivas às mulheres, que incentivem a prepotência ou superioridade dos homens.
    . Preconceito e discriminação contra pessoas, em razão de idade, deficiência física ou mental, crença, religião, classe social, origem familiar, nacionalidade, tradições e hábitos culturais, costumes, indumentárias, sotaques e expressões linguísticas (regionalismos).
    . Preconceito e discriminação contra pessoas, em razão de orientação sexual lésbica, homossexual, bissexual ou identidades de gênero presumidas.
    . Discriminação contra pessoa, em razão dos modos específicos de inserção no âmbito universitário ou de sua condição de calouro(a).
    . Discriminação resultante de ideologia, valores, opiniões, participação em organizações e movimentos sociais e sindicais, inserção político-partidária, que não contrariem os princípios do Estado Democrático de Direito.
    Será submetido a penalidades previstas nas normas vigentes na UFMG e na legislação aplicável. E as medidas valem para quem participar, de forma direta ou indireta, de práticas discriminatórias ou atos que violem os direitos humanos.

    DENUNCIE: ouvidoria@ufmg.br. Mais orientações entre em contato com a Ouvidoria pelo (31) 3409-6466.


    - Nome social na UFMG é um direito

    Integrantes da comunidade universitária cujo nome civil não reflita sua identidade de gênero podem solicitar o uso e a inclusão do seu nome social nos registros, documentos e atos da vida acadêmica e profissional. Essa inclusão é um direito garantido pela resolução nº 09/2015, de 7 de julho de 2015.
    Estudantes que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG deverão preencher o requerimento e encaminhá-lo para secdir@drca.ufmg.br acompanhado da cópia do documento de identidade.


    - Trote é proibido na UFMG

    Resolução nº 06/2014, de 27 de maio de 2014, proíbe expressamente qualquer forma de trote estudantil, no âmbito da UFMG. Assista ao vídeo e conheça o que é considerado trote na UFMG. 
    DENUNCIE: ouvidoria@ufmg.br. Mais orientações entre em contato com a Ouvidoria pelo (31) 3409-6466.

  14. Educação a Distância e Educação Digital

    A Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD) é responsável por elaborar, apoiar e promover políticas e ações de educação a distância (EaD) e de educação digital no âmbito da UFMG.

  15. Internacionalização

    A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) tem como competência coordenar as ações institucionais destinadas à cooperação e ao intercâmbio da UFMG com outras instituições de ensino superior, de pesquisa ou de fomento, sediadas em outros países ou que tenham atuação internacional.

  16. Lazer

    Centro Esportivo Universitário (CEU) possui quadras poliesportivas, espaços para a prática de atividades físicas, caminhada, quadra de tênis, piscinas e outras instalações de esporte e lazer. Todos os docentes da UFMG podem solicitar sua filiação por meio do site do CEU. A taxa de adesão varia de acordo com os públicos e deve ser renovada a cada período letivo (semestre). A taxa para servidores docentes é de R$ 35,00.

  17. Rede de Museus

    A UFMG possui a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura, vinculada a Proex e composta por 25 espaços (centros de memória, centros de documentação, referência e pesquisa, coleções científicas e artísticas e unidades de conservação natural). Tais espaços, além de contribuírem na formação acadêmica, proporcionam um estreitamento das relações com a sociedade. 

  18. Saúde Mental

    Conheça as ações em saúde mental e acolhimento da UFMG no site Saúde Mental

  19. Urgência e Emergência

    Para informações sobre urgência e emergência nos campi, clique aqui.