Carteira da UFMG

A UFMG emite três tipos de documentos de identificação para a comunidade: Carteira de Identificação Estudantil (CIE), Carteira de Identidade Funcional (CIF) e Crachá de Identificação (CI).

Por meio de sua apresentação,  os usuários poderão ter acesso a diversos serviços na Universidade, como entrada nos prédios, bibliotecas, restaurantes universitários e Centro Esportivo Universitário (CEU).  Saiba qual carteira é a sua e como solicitá-la.

Usuários das carteiras
 

Crachá de Identificação Estudantil (CIE)

A carteira se destina a alunos de todos os níveis de ensino da UFMG.

Carteira de Identidade Funcional  (CIF)

O documento atende ao segmento de servidores docentes, técnicos e administrativos ativos da Universidade.

Crachá de Identificação (CI)

O documento se destina a menores da Cruz Vermelha que atuam na UFMG e a prestadores de serviços, contratados por fundações ou empresas terceirizadas. Também terão Crachá de Identificação alunos de disciplinas isoladas, servidores da Advocacia-Geral da União, ex-servidores voluntários, professores eméritos e pesquisadores.

Como solicitar

Para estudantes de graduação (incluindo calouros) e da educação básica e profissional não há necessidade de requer o documento; ele é entregue pelo Colegiado ou Secretaria do Curso.

Para os alunos de pós-graduação e demais categorias funcionais vinculadas à Universidade, é necessário se cadastrar na Central de Controle de Acesso, que fica na  loja nº 26, no segundo andar da Praça de Serviços, campus Pampulha.

Os documentos necessários para o procedimento são: contracheque, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de matrícula (para alunos de pós-graduação). Os menores aprendizes devem apresentar declaração emitida pelo Departamento de Recursos Humanos da Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Desbloqueio

Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive no bandejão, o integrante da comunidade acadêmica deve acessar o Minha UFMG e clicar em Sistema de controle de acesso aos espaços físicos. A partir do link Clique aqui para acessar seu crachá, na próxima tela, há a opção de desbloqueio. Nessa mesma área, também é possível bloquear o cartão em caso de perda ou roubo ou solicitar a segunda via. A carteira dos menores aprendizes da Cruz Vermelha e de prestadores de serviços contratados via empresas terceirizadas não precisa ser desbloqueada.

Segunda via

Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via deverá ser feita pelo site Minha UFMG para as categorias de estudantes, servidores e contratados via fundações. As demais categorias devem solicitar a segunda via pelo endereço eletrônico acesso@pra.ufmg.br.