A UFMG emite três tipos de documentos de identificação para a comunidade: Carteira de Identificação Estudantil (CIE), Carteira de Identidade Funcional (CIF) e Crachá de Identificação (CI).

Por meio de sua apresentação, os usuários poderão ter acesso a diversos serviços na Universidade, como entrada nos prédios, bibliotecas, restaurantes universitários e Centro Esportivo Universitário (CEU).

Crachá de Identificação Estudantil (CIE)
A carteira se destina a alunos de todos os níveis de ensino da UFMG.

Carteira de Identidade Funcional  (CIF)
O documento atende ao segmento de servidores docentes, técnicos e administrativos ativos da Universidade.

Crachá de Identificação (CI)
O documento se destina a menores da Cruz Vermelha que atuam na UFMG e a prestadores de serviços, contratados por fundações ou empresas terceirizadas. 

Como solicitar

A solicitação deve ser enviada por e-mail para cracha@pra.ufmg.br, com os seguintes dados:

Aluno:
-Nome completo, CPF, número de registro UFMG.
-Prédio/Unidade
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
- Selfie portando o documento de identificação.

Servidor/Professor:
-Nome completo, CPF, número de inscrição UFMG (não é o SIAPE e não consta no contracheque);
- Setor/Unidade;
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
- Selfie portando o documento de identificação.

Terceirizado/Fundação:
- Nome completo, CPF, data de nascimento, início do contrato e nome da empresa.
- Prédio/Unidade
- Cópia do último contracheque;
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
Selfie portando o documento de identificação.

Para não haver atraso na confecção do seu crachá é muito importante enviar todos os dados acima. 
O crachá poderá ser retirado no prédio de sua Unidade vinte dias após a solicitação ser enviada por e-mail. 

Desbloqueio

Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive restaurante setorial, o integrante da comunidade acadêmica deve seguir os seguintes passos:
1- No sistema minhaufmg clique no link ao lado esquerdo “Sistemas de controle e acesso aos espaços físicos”;

2- Clique no link “Clique aqui para acessar seu crachá”;

3 - Clique em “desbloquear seu crachá” e preencha os números dele no campo disponível.

4 -Seu crachá estará apto para uso em 24 horas após o desbloqueio feito no sistema.

Segunda via

Ao solicitar a 2° via do crachá, automaticamente ele deixará de ser utilizável, esse processo não poderá ser revertido.
Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via poderá ser feita através do site minhaufmg:
1- Entrar no portal MINHA UFMG;
2- Lado esquerdo - Acessar SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO AOS ESPAÇOS FÍSICOS;
3- Fazer o bloqueio;
4- Será gerado um boleto para pagamento; 
5- Após o pagamento enviar e-mail com o comprovante de pagamento para: acesso@pra.ufmg.br e aguardar o setor de Controle de Acesso entrar em contato.
6- Em caso de roubo, enviar o boletim de ocorrência para o e-mail: acesso@pra.ufmg.br e não é necessário efetuar o pagamento da taxa.