Visita guiada

Montes Claros

Sítio de Saluzinho 

Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG
Avenida Universitária, 1000 - Bairro Universitário – Montes Claros - MG
Contato: (38) 2101-7789
Horário de visitas: a combinar
Entrada gratuita

Ambiente com casa, pomar, horta, lavoura e instalações para recepção de visitantes, o Sítio de Saluzinho reproduz, em área de dois hectares no campus da UFMG, em Montes Claros, pequena unidade familiar de produção. O local é aberto a visitas planejadas e oferece oficinas sobre técnicas agrícolas, alimentação saudável e conservação de recursos naturais.

A denominação dada ao sítio é uma homenagem a Salustiano Gomes Ferreira, agricultor de Varzelândia que, na década de 1960, resistiu às tomadas de terra e lutou pelos direitos dos camponeses do Norte de Minas Gerais.

Sítio de Saluzinho
Sítio de Saluzinho ICA / UFMG

Belo Horizonte

Escola de Música
Local: Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos, 6627 
Belo Horizonte - MG
Agendamento: (31) 3409-4718

Visitas monitoradas podem ser agendadas por escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a atividade  monitores da Escola realizam oficinas com os participantes, promovem apresentação musical e respondem dúvidas sobre a profissão de músico.. São aceitas 40 pessoas por visita. Lanche e transporte devem ser providenciados pelos participantes. Saiba mais.

Espaço do Conhecimento UFMG

Local: Praça da Liberdade, 700 - Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3409 8350
Agendamento de visitas: consulte o site do Espaço
Atrações: acompanhe aqui a programação

Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Museu possui planetário, terraço astronômico e mostra, em ambientes interativos e lúdicos, o universo do conhecimento científico. É local de formação e experimentação de novos meios de difusão de conhecimentos produzidos na universidade.

Museu de História Natural Jardim Botânico

Local: Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Bairro Santa Inês - Belo Horizonte
Agendamento: (31) 3409-7600 / 3409-7650
Visitação: consulte dias e horários no site

MHNJB ocupa espaço privilegiado na cidade de Belo Horizonte, constituído por remanescente de Mata Atlântica, jardins e locais expositivos nas áreas de conhecimento de História Natural. Encontra-se aberto à visitação e oferece atividades destinadas ao público espontâneo, grupos de estudantes e outros. Nele se encontram o Presépio do Pipiripau (temporariamente fechado para restauração), o Espaço Interativo de Ciências da Vida, viveiro de mudas, lagoa, anfiteatro ecológico e um jardim sensorial. Os visitantes também encontram no MHNJB acervo de cerca de 265.664 itens entre peças e espécimes científicos preservados e vivos nas áreas da Arqueologia, Paleontologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Cartografia Histórica, Etnografia, Arte Popular e Documentação Bibliográfica e Arquivística.

Ocupando área de 600.000 m², o  MHNJB oferece opções de passeio ao ar livre e ao seu acervo científico
Ocupando área de 600.000 m², o MHNJB oferece opções de passeio ao ar livre e ao seu acervo científico Lucas Braga/UFMG

Estação Ecológica da UFMG

Local: Campus Pampulha da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - CEP 31270 901
Belo Horizonte - MG
Agendamento: informações no site da Estação
Telefones (31) 3409-2295 ou 3409.2296
Email: eeco.reitoria@ufmg.br
Visite o site

A Estação Ecológica se localiza em área de 116 hectares, caracterizada por biodiversidade de fauna e flora. A flora é rica em plantas nativas e exóticas. Antiga Fazenda Dalva, posteriormente Lar dos Meninos Dom Orione, o local mantém interessantes resquícios de tempos passados, tais como a olaria e ruínas de instalações rurais. Na Estação são desenvolvidos projetos nas áreas de extensão e de pesquisa. As atividades para o público incluem caminhadas ecológicas, sessões de cinema, oficinas e cursos. 

Museu de Ciências Morfológicas

Local: Instituto de Ciências Biológicas (ICB ) da UFMG - Bloco N2, sala 69
Campus Pampulha - Av. Antônio Carlos 6627 - Belo Horizonte - MG
Agendamento de visitas: (31) 3409-2776
Horários: de terça a sexta feira, das 8h às 17h. Visitas em grupo e de escolas devem ser agendadas.

O Museu conta com acervo constituído de modelos em gesso e resina, embriões e fetos nos diferentes estágios de desenvolvimento, peças anatômicas humanas, fotomicrografias de células e tecidos, além de exposições especiais como as de anatomia comparada, técnicas anatômicas e histológicas, evolução histotecnológica, etc. O acervo constitui rico material didático científico, que representa um curso de morfologia humana, aberto à comunidade.

Rede de Museus da UFMG

Contato: (31) 3409-6468

A Rede de Museus reúne espaços de ciência e cultura da Universidade. Entre os locais que a integram estão os Centros de Memória de diversas unidades acadêmicas, que recebem visitantes. Conheça todos os seus componentes e saiba como agendar uma visita no site do projeto.

Projeto Visitas - Departamento de Matemática

Local: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG - Sala 3057
Av. Antônio Carlos, 6627 - Bairro Pampulha - Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3409-5971
E-mail: projetovisitas@gmail.com
Horário: Terça às sexta-feira , das 9h às 11h e das 15h às 17h. Às quintas é oferecido também o horário das 19h às 21h.  As datas devem ser conferidas com os organizadores.
Visite o site para informações sobre o projeto e agendamento.

O programa de extensão Visitas, iniciativa do Departamento de Matemática do ICEx, recebe alunos do ensino fundamental e médio, das redes de ensino pública e privada, para divulgar o conhecimento matemático, revelando o seu caráter lúdico e prazeroso, por meio de jogos. As versões digitais de diversos deles ficam disponíveis no Portal Pingo da UFMG.  Professores da área formados ou em formação do ensino básico podem, ainda, participar de oficinas, em que são discutidas as possibilidades de incorporação dos jogos à prática docente. O programa também realiza palestras, conferências e minicursos sobre temas interessantes de Matemática, as aplicações da Matemática em outras áreas do conhecimento, e a Matemática e as tecnologias da informação e da comunicação.

Serra da Piedade

Observatório Astronômico Frei Rosário

Local: Alto da Serra da Piedade (trevo de Caeté).
Distância de Belo Horizonte: 65 km
Agendamento de escolas e outros grupos: astrovis@fisica.ufmg.br. No primeiro sábado de cada mês, o local fica aberto ao público, com entrada das 17h às 23h.
Consulte aqui os horários

Atividades do Observatório da UFMG: Observações por telescópio e a olho nu, com monitoria de alunos e professores da UFMG e projeções comentadas de imagens astronômicas; reconhecimento de constelações, uso de cartas celestes, telescópios, sistemas óticos e montagens, coordenadas astronômicas, calagem de objetos, técnicas de medidas em astronomia, o uso de detetores CCD'S. Aulas com recursos multimídia: a estrutura do universo; o sistema solar; asteróides, cometas e estrelas cadentes; o céu que vemos; telescópio espacial Hubble e o programa espacial americano; vida extraterrestre.

CC - Observatório Astronômico da Serra da Piedade
Foto: Observatório Astronômico da Serra da Piedade, de Josep | Creative Commons | Flickr: http://bit.ly/1S8xMiSJosep

Tiradentes

Campus Cultural da UFMG

Rua Padre Toledo, 190
Tiradentes - MG
Telefone: (32) 3355-1550
Email: campustiradentes@dac.ufmg.br
Conheça os espaços do Campus Cultural

Integram o Campus Cultural: o Museu Casa Padre Toledo, a Casa de Cultura, a Biblioteca e o Centro de Estudos sobre o Século XVIII, os dois últimos em processo de implantação no Sobrado Quatro Cantos. O Museu Casa Padre Toledo conta com importante coleção brasiliana, coleção de oratórios e variadas peças históricas mineiras. 

Centro de Estudos
Centro de Estudos Lucas Braga / UFMG