Os programas institucionais de fomento exercem um papel estruturante da atividade de ensino na UFMG. Por um lado, tais programas têm a função de possibilitar o engajamento de estudantes de graduação e pós-graduação nos diversos processos de produção e difusão de conhecimento em torno dos quais a atividade universitária se desenvolve. Os bolsistas são escolhidos mediante processos seletivos transparentes concebidos para valorizar o percurso e o desempenho acadêmico dos candidatos.

Por outro lado, uma dimensão de promoção à inclusão nos ambientes acadêmicos dos estudantes provenientes de camadas socioculturais vulneráveis tem assumido crescente importância, no contexto de uma universidade que tem recebido um público de estudantes a cada vez mais diverso desde que foram implantadas as primeiras políticas afirmativas nos processos seletivos para o ingresso nos cursos de graduação. 

A natureza estruturante das bolsas acadêmicas pode ser inferida a partir da constatação de que praticamente nenhuma das atividades-fim da UFMG poderia ser realizada na escala em que hoje estas são desenvolvidas sem a participação de estudantes. Os processos de formação desses estudantes pressupõem uma exposição a situações reais de produção de conhecimento, que ocorrem de maneira privilegiada no contexto da atividade proporcionada aos bolsistas. 

As bolsas acadêmicas são importantes recursos de apoio ao estudante, ao funcionário e ao pesquisador. Por meio delas, integrantes da comunidade realizam o seu desenvolvimento científico e profissional e viabilizam projetos acadêmicos capazes de promover ações positivas na sociedade e destinados a produzir conhecimento em todas as áreas.

Programas de fomento

As bolsas integram programas de ensino, pesquisa e extensão e são destinadas para alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores. Consulte informações sobre os programas de bolsas e as oportunidades em aberto:

Graduação
Bolsas de extensão
Bolsas de pós-graduação
Iniciação científica
Iniciação Científica Júnior da UFMG
Bolsas de pesquisa
Professor Residente

Bolsas e auxílios da Fump

Bolsa Auxílio Moradia
Bolsa de Acesso à Informação Digital
Bolsa de Formação Profissional Complementar
Bolsa de Acesso a Material Acadêmico
Bolsa de Acesso ao Livro Bernardo Álvares
Bolsa Permanência

Internacionais

Diversas oportunidades de bolsas de estudo são oferecidas por instituições estrangeiras a alunos brasileiros. Acompanhe a oferta no site da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.

Rede de oportunidades

Conheça outras modalidades de bolsas neste link.