Conheça alguns procedimentos, oportunidades, direitos e regras que fazem parte da rotina acadêmica de todos os alunos de cursos de graduação da UFMG. As orientações adicionais podem ser consultadas nos Colegiados de Cursos, Pró-reitorias e Diretoria de Registro e Controle Acadêmico.

Normas gerais da graduação

As Normas Gerais de Graduação da UFMG regulamentam e fornecem diretrizes, na Universidade, para questões relacionadas ao regime didático-científico dos cursos de graduação, tais como: estrutura curricular e gestão dos cursos, matrícula e trancamento, ingresso e desligamento na UFMG, desempenho acadêmico, entre outras. O documento pode ser acessado neste link ou clicando no arquivo: 

Registro acadêmico

O registro acadêmico é o primeiro ato obrigatório do aluno da instituição, e consiste na efetivação de seu ingresso no curso em que foi admitido. Durante a sua permanência na UFMG, o estudante terá direito a um único registro acadêmico.

Assim, todo estudante, ao ingressar na UFMG, deve fazer registro acadêmico, efetuar matrícula nas atividades acadêmicas de seu curso de opção e requerer cadastro no sistema Minha UFMG. A matrícula deve ser solicitada a cada período letivo, nos prazos fixados no calendário acadêmico da Universidade.

Após o registro acadêmico, o estudante recebe o Número de Identificação Pessoal (NIP), que contém informações sobre criação de senha de acesso ao Minha UFMG. Nessa plataforma, ele poderá acessar informações sobre sua vida acadêmica – dados pessoais, histórico escolar, situação no curso, ocorrências acadêmicas, sugestões para matrícula, estrutura curricular do curso, horário e oferta de disciplinas. Também poderá utilizá-la para renovar matrícula no sistema acadêmico.

Diversos atos acadêmicos estão definidos no calendário acadêmico da UFMG.

Conceitos

A avaliação escolar do aluno na UFMG se associa um conceito, de acordo com a seguinte escala:

I - 90 (noventa) a 100 (cem) pontos e assiduidade suficiente: conceito A;
II - 80 (oitenta) a 89 (oitenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito B;
III - 70 (setenta) a 79 (setenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito C;
IV - 60 (sessenta) a 69 (sessenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito D;
V - 40 (quarenta) a 59 (cinquenta e nove) pontos e assiduidade suficiente: conceito E; ou
VI - abaixo de 40 (quarenta) pontos ou assiduidade insuficiente: conceito F.

Aprovação

Será considerado aprovado o aluno que obtiver, simultaneamente, no mínimo, 60 pontos e, no mínimo, 75% de frequência nas atividades acadêmicas em que se matriculou no semestre letivo.

Reprovação

Será considerado reprovado o estudante que obtiver:
- de 0 (zero) a 59 (cinquenta e nove) pontos e/ou for infrequente
- conceito E, ou seja, de 40 (quarenta) a 59 (cinquenta e nove) pontos e tiver frequência. 

Recursos

No caso de se sentir prejudicado em alguma situação à luz da legislação acadêmica, o aluno pode recorrer da decisão, por meio de recurso, no prazo de até 10 (dez) dias corridos, contados a partir da ciência da decisão ou de sua divulgação pública como se segue.

Colegiado de Curso ou Colegiado Especial.
Congregação da Unidade Acadêmica.
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Detalhes adicionais sobre esse tema estão contidos no Regimento Geral da UFMG, bem como na Resolução do Conselho Universitário nº 13/2010.

Participação estudantil na avaliação docente

A cada período letivo, estudantes da UFMG participam da avaliação de professores, por meio de resposta a questionário, preenchido, via internet, no sistema Minha UFMG, por ocasião da matrícula.

Os resultados integram os procedimentos de autoavaliação institucional, constituindo-se em importante elemento para a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos pela UFMG.

Estágio curricular

Estágio é uma atividade acadêmica, obrigatória ou não, que visa complementar e aprimorar a formação acadêmica do aluno, propiciando-lhe a aprendizagem de aspectos essenciais, importantes ou que contribuam para sua formação profissional. 

A Resolução Cepe nº 02/2009, de 10 de março de 2009, regulamenta o Estágio em cursos de Graduação da UFMG. O documento e outras informações se encontram disponíveis neste link do site da Pró-reitoria de Graduação.