Caro(a) estudante, 

Seja bem-vindo(a)! Sabemos que você está ansioso(a) para começar logo a sua experiência de viver a UFMG. O mais difícil você já fez: foi aprovado(a) para uma das mais importantes e conceituadas universidades brasileiras, com 93 anos de história e um futuro que você vai ajudar a construir.

Em razão da pandemia de covid-19, você ainda não vai poder passear pelos nossos campi, experimentando a alegria que é a vida pelos corredores dos prédios, a emoção de entrar pela primeira vez em salas e laboratórios, a descontração nos bosques e espaços de convivência ou a delícia que é a comida dos Restaurantes Universitários. 

Em breve esse dia vai chegar! 

Enquanto isso, para conhecer melhor a sua nova casa, não deixe de percorrer o Portal UFMG. E quando precisar consultar alguma data importante, acesse o Calendário Escolar.

Atualizado em 13/05/2021

  1. Palavra da Reitora e do Vice-reitor

    Caro(a) estudante,

    É com muita alegria que iniciamos o primeiro semestre letivo de 2021, renovando um ciclo que se repete duas vezes ao ano. Incipit vita nova (expressão latina que, em português, significa “infunde vida nova”) é o lema dos pioneiros que fundaram a UFMG em 1927 e deram, assim, materialidade ao sonho dos inconfidentes do século 18.

    Contribuir para a formação da nossa juventude, “página de um livro bom”, como diz a música da banda mineira 14 Bis, talvez seja a maior das missões da UFMG. Esse processo contínuo, iniciado há quase 94 anos, garante a perenidade e a solidez de nossa instituição.

    Desde março de 2020, o mundo vive a maior crise deste século, desencadeada pela pandemia de covid-19. O distanciamento social, necessário para conter a propagação do novo coronavírus, impôs mudanças profundas na economia, na saúde, no trabalho, nas relações interpessoais e no modo de ensinar e aprender em todo o mundo. Na UFMG, não é diferente. Pelo terceiro semestre consecutivo, a Universidade adota o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como alternativa provisória e excepcional para manter as atividades acadêmicas. 

    Temos ciência de que as aulas remotas não substituem o contato presencial e a convivência nos nossos campi – Pampulha, Saúde, Montes Claros e o campus Cultural de Tiradentes – e nos outros ambientes que integram a UFMG. Mas, por enquanto, como a pandemia ainda não está sob controle e a vacinação encontra-se ainda incipiente, precisamos manter o distanciamento e as medidas sanitárias como forma de preservar vidas – e esta deve ser a preocupação maior neste momento. Estamos nos preparando com muito carinho e responsabilidade para recebê-los em nossos espaços quando tudo isso passar.

    Neste ano, a UFMG vem trabalhando incansavelmente em várias frentes para combater os efeitos da pandemia. Está desenvolvendo sete vacinas contra a covid-19 – uma delas figura entre as três mais adiantadas do Brasil –, mantém uma importante rede de testagem do coronavírus, realiza pesquisas de ponta em todas as áreas do conhecimento, atende milhares de pessoas nos hospitais das Clínicas da UFMG e no Hospital Risoleta Tolentino Neves e acolhe a população mais vulnerável por meio de seus projetos de extensão. Apesar da suspensão das atividades presenciais, a UFMG não só manteve a sua política de assistência estudantil como a ampliou ao lançar um robusto programa de inclusão digital para propiciar a todos os seus discentes condições de acesso ao Ensino Remoto Emergencial.

    Esse trabalho se reflete positivamente nas inúmeras avaliações às quais a UFMG é submetida. Somos uma das cinco melhores universidades da América Latina, segundo o ranking THE, e a universidade federal mais bem avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Isso é motivo de orgulho para todos nós e deve ser também motivo de orgulho para você, que acaba de ingressar em uma das melhores universidades brasileiras.

    Muitos dos nossos professores, pesquisadores e profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19 – desenvolvendo vacinas, diagnósticos e métodos de identificação de novas variantes do coronavírus, pesquisando formas de minorar os efeitos sanitários e sociais da pandemia, trabalhando em nossos hospitais para salvar vidas – iniciaram suas trajetórias acadêmicas na UFMG, onde foram acolhidos e receberam uma formação técnica, científica, cidadã e humanística que contribuiu decisivamente para que seus sonhos de juventude fossem realizados.

    Juventude é tempo de sonho, e “sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade”, cantou Raul Seixas. A UFMG é uma realidade porque nasceu de um sonho coletivo: sonho dos inconfidentes que desejaram uma nação livre, sonho das várias gerações que a construíram, ao longo dessas nove décadas, com talento, esforço e compromisso público. Esperamos que a UFMG seja também o seu sonho e a sua realidade. Aqui, você poderá contribuir para multiplicar esse legado virtuoso.

    Sandra Regina Goulart Almeida

    Reitora

    Alessandro Fernandes Moreira

    Vice-reitor


    Atualizado em 13/05/2021

  2. 93 anos de história

    Que a UFMG é uma das maiores e mais  importantes  universidades do  País,  você já sabe! Agora, confira  nos vídeos abaixo os números que  contam a nossa história.



    * Esses e outros vídeos você confere na TV Calouro, feita especialmente para  você! Confira!

    Atualizado em 01/11/2020

  3. Acesso aos Sistemas UFMG

    Agora que você já é oficialmente um calouro com registro acadêmico válido na UFMG, está na hora de ter a sua identidade digital UFMG. Com ela você acessa o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), onde estão informações como o horário das aulas, o contato  com os(as)  professores(as) e colegas,  período de matrícula e outras.

    Todos esses serviços estão integradas no Minha UFMG, um sistema que reúne outras ferramentas numa mesma estrutura,  como e-mail @UFMG, UFMG Virtual (usada como apoio on-line às atividades acadêmicas), diário de classe, notícias, entre outras.

    Autenticando-se com seu login e senha, você garante a privacidade e personalização de acesso e pode usar as várias aplicações de forma integrada. E tudo isso em um ambiente seguro e com interface simples e objetiva.

    Acesse aqui para fazer o seu cadastro e ingressar no mundo Minha UFMG

    Com o seu perfil Minha UFMG, não deixe de explorar o Siga, o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. De fácil utilização, ele possibilita mais flexibilidade no planejamento e gerenciamento de seu curso, favorecendo a condução da sua vida acadêmica e organizando as diversas informações relacionadas à sua trajetória. Existe ainda o aplicativo SigaUFMG, disponível nos sistemas operacionais Android e IOS.

    Confira no  vídeo abaixo as principais facilidades do aplicativo:

    Atualizado em 17/11/2020

  4. Regras acadêmicas

    As regras acadêmicas relacionadas a  processos  como  matrícula e trancamento de curso, desempenho acadêmico e desligamento,  entre outros, são regidos pelas Normas Gerais de Graduação (NGG).  São as normas que regulamentam e fornecem diretrizes para questões relacionadas ao regime didático-científico dos cursos de graduação, tais como estrutura curricular e gestão dos cursos, entre outras. Clique aqui para conhecer essas regras. 

    Na TV Calouro você encontra uma série de vídeos que explicam os conceitos básicos das normas.  No vídeo abaixo, entenda quanto tempo pode durar o seu curso na UFMG. 



  5. Ensino remoto emergencial

    O regime de Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi adotado temporariamente pela UFMG para possibilitar o retorno e o desenvolvimento das atividades acadêmicas curriculares remotamente, durante a pandemia de covid-19.  Nessa modalidade de ensino, a mediação pedagógica e a interação estudante-docente-conhecimento se dá, sobretudo, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação. Para  isso, as Normas Gerais da Graduação tiveram que ser temporariamente alteradas. Para saber mais, consulte a Resolução Cepe 02/2020 .

    Você pode ler também o manual Ensino Remoto Emergencial nos cursos de graduação da UFMG,  que esclarece as principais mudanças:

    Como serão as atividades acadêmicas:

    No modelo de ensino presencial, a principal atividade didática era entendida dentro do conceito hora-aula. Estabelecia-se uma carga horária mínima para a integralização das diversas atividades em cada curso de graduação, mesclando encontros presenciais com
    atividades avaliativas.

    Agora, docentes vão precisar definir uma sequência articulada de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, que é um percurso para leituras, encontros síncronos e atividades assíncronas. Essa sequência, ou várias delas, constituirá um plano de ensino que estará disponível aos estudantes matriculados, por meio do ambiente Moodle da disciplina.

    Atividades síncronas X assíncronas

    Atividades síncronas são aquelas que ocorrem em encontros virtuais com hora marcada. Atividades assíncronas são aquelas que podem ser realizadas por diferentes estudantes de uma mesma turma, em tempos e espaços diferentes.

    O investimento em atividades assíncronas pressupõe que o aprendizado em ERE seja mais lento e exija mais dos estudantes, que devem ter mais tempo para se dedicar a elas. Os encontros síncronos devem fomentar a discussão, acolher e solucionar dúvidas. A recomendação da Câmara de Graduação é que seja oferecida uma atividade síncrona para cada 15 horas-aula de atividades assíncronas. A atividade síncrona deve ocorrer no mesmo horário previsto na oferta da atividade acadêmica curricular. Essas atividades, que podem durar de 20 a 50 minutos, devem ser gravadas e disponibilizadas aos estudantes matriculados na turma. Os colegiados têm autonomia para fazer outras proposições, de acordo com as especificidades dos cursos.

    Como ficam  as avaliações

    A Câmara de Graduação ainda pode definir diretrizes sobre estratégias de ensino-aprendizagem, incluindo as avaliações, mas algumas linhas já estão definidas e podem ser conferidas na Resolução nº 5/2020.

    As avaliações devem ser realizadas, preferencialmente, de modo assíncrono, por meio de estratégias diversas: prova escrita, prova oral, trabalho acadêmico, seminário, quiz, portfólios, mapas (conceituais e mentais) e demais possibilidades.

    Os critérios que serão utilizados em cada avaliação, assim como o calendário de execução e postagem, devem estar explicitados para os estudantes no plano de ensino.

  6. Moodle e outras plataformas de ensino e aprendizagem

    O Moodle, que pode ser acessado por meio do portal Minha UFMG, é o ambiente virtual de aprendizagem da UFMG. Ele está completamente integrado ao Diário eletrônico no Sistema acadêmico de Graduação (SiGa) da Universidade e dispõe de recursos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem remoto. Conheça alguns deles no espaço UFMG Virtual

    Se professores e alunos de uma turma estabelecerem um acordo, as atividades síncronas podem ser realizadas utilizando-se outras ferramentas próprias para reuniões e encontros virtuais, como o Teams.

    Não deixe de acompanhar a aba Estudante do site Integração Docente. Lá você encontra as dicas de como lidar com essas ferramentas de ensino e otimizar o seu tempo. 


    Atualizado em 01/11/2020

  7. Assistência estudantil

    Manter a reconhecida qualidade de ensino da UFMG com equidade de acesso é um dos desafios da universidade. Por isso, a UFMG estabeleceu a sua Política de Assistência Estudantil, coordenada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e executada pela Fundação Universitária Mendes Pimental (Fump).

    A concepção de assistência estudantil na UFMG é focada em estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco social. Clique aqui para conhecer melhor a nossa política.

    Para ser incluído na Política de Assistência Estudantil, solicite a avaliação socioeconômica preenchendo este questionário .

    Contatos:

    Prae
    Tel: (31) 3409-4567 | (31) 3409-4178
    E-mail: sadm@prae.ufmg.br

    Fump

    Tel: (31) 3409 8470 / 3409 8401 / 3409-8467 / 3409-8403

    E-mail: acolhimento@fump.ufmg.br


    Atualizado em 01/11/2020


  8. Acessibilidade


    Dependendo do tipo de deficiência, a pessoa tem necessidades específicas que precisam ser consideradas para o bom andamento do processo de ensino e aprendizagem. Por isso, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI) elaborou algumas orientações para promover a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades do Ensino Remoto Emergencial. Acesse a cartilha Recomendações para promoção da acessibilidade no Ensino RemotoEmergencial.

    Contatos:

    Tel: (31) 3409-3927 

    E-mail: nai@ufmg.br

    * Esse e outros vídeos você confere na TV Calouro, feita especialmente para  você! Confira!

    Atualizado em 30/10/2020

  9. Trote é proibido na UFMG

    A Resolução nº 06/2014, de 27 de maio de 2014, proíbe expressamente qualquer forma de trote estudantil, no âmbito da UFMG o que vale também para ambientes virtuais!

    O trote é configurado por qualquer atividade que:

    I – envolva ou incite agressões físicas, psicológicas ou morais;
    II – promova, cause ou resulte em atos lesivos ao patrimônio público ou privado, ou cause qualquer transtorno ao bom andamento de atividades didáticas e acadêmicas;
    III – envolva qualquer forma de coação física ou psicológica que implique ridicularização ou humilhação de discentes ou ainda menosprezo à dignidade humana;
    IV – obrigue ou coaja qualquer discente a ingerir bebidas alcoólicas ou fazer uso, sob qualquer forma, de quaisquer substâncias;
    V – obrigue qualquer discente a utilizar vestimentas, acessórios ou cobrir o corpo ou a roupa com qualquer tipo de substância;
    VI – evidencie qualquer forma de opressão, preconceito ou discriminação (racismo, machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia, entre outros) e reforce situações de falsa hierarquia entre veteranos e calouros, homens e mulheres, cursos e áreas, desrespeitando a diversidade e a diferença;
    VII – evidencie qualquer intolerância política, ideológica ou religiosa.

    Entende-se por âmbito da UFMG qualquer local interno ou externo, onde se realizem atos ligados à Instituição ou protagonizados por
    membros da comunidade universitária.

    O consentimento do(a) discente à prática de qualquer ato proibido pela resolução não exime de sançõs os(as) participantes do trote. Quem não participa do trote, mas é conivente e omisso(a), também pode ser responsabilizado(a). Toda a comunidade universitária - estudantes, professores e servidores técnico-administrativos - é responsável.

    Se necessário, entre em contato com a Ouvidoria.

    Tel: (31) 3409-6466

    E-mail: ouvidoria@ufmg.br


    * Esse e outros vídeos você confere na TV Calouro, feita especialmente para  você! Confira!

    Atualizado em 01/11/2020

  10. Guia Viver UFMG - edição 2021/1

    O Guia Viver UFMG, edição 2021/1, traz orientações aos estudantes sobre a Universidade adaptada ao novo contexto trazido pela pandemia. Na publicação, constam informações sobre a vida acadêmica, o ensino remoto emergencial (ERE), a assistência e permanência estudantil, as plataformas de livros eletrônicos disponíveis aos cadastrados no Sistema de Bibliotecas da UFMG, o acolhimento em saúde mental, as fontes de referências para esclarecimento de possíveis dúvidas, entre outros assuntos que podem ajudar no momento atual.

    Baixe aqui.