Curso de extensão estimula fruição e discussão de espetáculos cênicos

Formação pretende oferecer perspectivas de leitura da cena teatral e problematizar as relações entre teatro e sociedade

Turma da terceira edição do encontro 'Recepção teatral e estudos do espetáculo' reunida
Turma da terceira edição do encontro 'Recepção teatral e estudos do espetáculo' Foto: Malu Dimas

O curso de extensão Recepção teatral e estudos do espetáculo, promovido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras, recebe matrículas até 9 de março. O foco do curso é a fruição e discussão de espetáculos cênicos apresentados em Belo Horizonte entre abril e julho de 2023, período no qual serão ministradas as aulas. A ação integra o projeto Mirante – recepção e expectação teatral, da Fale/UFMG, cujo propósito é ampliar, diversificar e qualificar os espectadores de teatro.

O curso pretende oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, priorizar e problematizar as relações entre teatro e sociedade e fomentar a reflexão crítica sobre os espetáculos abordados. No início de cada aula, os participantes são convidados a partilhar suas percepções sobre o espetáculo em questão, com base em exercícios específicos vinculados ao campo da mediação cultural.

Encontros quinzenais
Os encontros terão periodicidade quinzenal, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, no Conservatório UFMG, e serão ministrados pela professora aposentada Tereza Virgínia, com a coordenação de Elen de Medeiros (ambas da Fale). A carga horária é de 16 horas-aula.

São ofertadas 20 vagas, 10% das quais reservadas a bolsistas. Não há necessidade de conhecimento prévio na área, e os inscritos terão acesso a ingressos em cortesia para alguns dos espetáculos abordados durante as aulas. Serão emitidos certificados aos participantes.

Podem se inscrever interessados em teatro, especialmente professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores e mediadores culturais. As inscrições, que devem ser feitas no site da Fundep, custam R$ 140 (à vista) ou R$ 150 (parcelados).