periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Ciências Sociais

As ciências sociais visam compreender e analisar os diversos fenômenos sociais, sejam eles na área da economia, criminalidade, política ou questões ambientais. Na graduação na UFMG, o foco é a sólida formação nas três áreas base: ciência política, sociologia e antropologia. No início do curso estão previstas disciplinas obrigatórias de introdução a estas áreas e ao fim do primeiro ano, opta-se pelo bacharelado ou pela licenciatura. Ambas são ofertadas apenas no período diurno.

Parte das optativas pode ser cursada por meio da participação em congressos, iniciações científicas e com protagonismo social, como participação em organizações não-governamentais. Também é possível fazer parte da Meios Jr, empresa júnior com serviços na área de pesquisa de mercado, de opinião e eleitorais.

Ciências Sociais
Ciências Sociais Acervo Cedecom / UFMG

O belo-horizontino Luís Oliveira, 23, está no décimo período do bacharelado e decidiu se tornar cientista social após uma forte formação nas humanas durante o ensino médio. Ele também sempre se interessou pelas pautas dos movimentos sociais, o que, segundo ele, incentivou a escolha. “O grande diferencial das ciências sociais é nos permitir entender de onde vêm os discursos e quais as suas consequências. Nós entendemos o que acontece ao nosso redor de uma forma mais contundente, por estudar a tradição de pensamento das pessoas e de onde elas se inserem, o que dá uma perspectiva crítica muito interessante e nos torna pessoas mais politizadas”, afirma.

Desde o final de 2018, a graduação em Ciências Sociais faz parte do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, que destina vagas extras, não alocadas no Sisu, para indígenas brasileiros.

Bacharelado

A pesquisa é o foco do bacharelado, que prepara cientistas sociais para seguirem, principalmente, a carreira acadêmica. Também pode-se atuar em organizações não-governamentais ou órgãos do estado, com patrimônio histórico e cultural, ou licenciamento ambiental, redigindo laudos antropológicos e levantamentos socioeconômicos de atingidos por barragens, por exemplo. No âmbito privado, uma possibilidade é a realização de pesquisas de mercado, de opinião e eleitorais.

As ciências sociais não têm um objeto de estudo em particular, mas estão atentas ao próprio comportamento da sociedade. Por isso, são uma área que trabalha ativamente na interface com outras áreas do conhecimento. Um exemplo é a preocupação com o comportamento dos sujeitos nas chamadas redes sociais e a proliferação das fakenews. Acompanhe na reportagem da TV UFMG como ciências sociais e ciência da computação podem se encontrar para um estudo sobre o assunto:

Licenciatura

A licenciatura em Ciências Sociais está voltada, principalmente, para o ensino de sociologia na educação básica. Porém, há egressos também que decidem pela carreira acadêmica e a docência no ensino superior, fazendo a formação complementar em nível de pós-graduação para isso.
As disciplinas específicas dessa habilitação são ofertadas pela Faculdade de Educação (FAE) e envolvem estudos em didática, laboratórios de ensino e estágios em escolas, que fomenta desde a graduação, a prática de sala de aula, como no programa de residência pedagógica, pelo qual os estudantes acompanham por um ano e meio a rotina de ensino em escolas.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga: 10,88
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 697,76