periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Odontologia

A odontologia envolve muito mais do que o tratamento dentário. Ao prevenir, diagnosticar e tratar alterações relacionadas à saúde bucal, o cirurgião dentista promove a autoestima, a identidade e, consequentemente, a cidadania.

A graduação na UFMG tem uma abordagem generalista, integral e humanística, que prepara para a atuação no contexto das realidades epidemiológicas, em busca de melhores condições de saúde e de qualidade de vida para todos.

Odontologia
Odontologia Raíssa César

Desde 1907, quando as atividades foram iniciadas na  Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte – precursora da própria UFMG –, a tradição se mantém na busca pelo ensino de qualidade, atualizado com os avanços da área.

Além da preparação técnica, o objetivo é formar profissionais criativos, reflexivos e empreendedores, com vivência em diferentes realidades, competência para tomar decisões, capacidade de atualizar conhecimentos inerentes à prática odontológica e de trabalhar em equipes multidisciplinares.

Durante toda a graduação o aluno é inserido em atividades práticas. No primeiro período é possível vivenciar o acolhimento e observar atendimentos nas unidades básicas de saúde, sob a supervisão de um preceptor. “O  que estudamos nas aulas teóricas levamos logo em seguida para as aulas práticas e compreendemos como tudo acontece. Desde o início, conseguimos ter um contato muito próximo com a profissão que iremos exercer no futuro”, conta Lígia Padovezi, 23, natural de Itabira, aluna do 10º período.

Inspirada pela mãe, também cirurgiã dentista, Lígia tinha o desejo de fazer as pessoas sorrirem. “Decidi, então, levar esse desejo à forma mais literal e estudar odontologia, mesmo correndo o risco da cobrança e da comparação ao seguir a mesma carreira da minha mãe”. Lígia buscou experiências em diferentes áreas para desenvolver suas aptidões e fazer as escolhas de seu percurso profissional.

Além das atividades curriculares, ela foi monitora em algumas disciplinas, fez estágios para conhecer a rotina de diferentes consultórios e participou de projetos de pesquisa e de  extensão. Dentre eles, o atendimento a pacientes com deficiência foi o mais marcante. Tudo isso combinado a uma agenda bastante ativa: foi presidente do diretório acadêmico, vice-presidente da associação atlética e uma das fundadoras da Bateria Independente.

“Com essas atividades aprendi a ser mais organizada e a desenvolver trabalhos administrativos, muito úteis na gestão de uma clínica. Estar envolvida com diversos projetos, além das atividades acadêmicas, foi importante para a minha formação profissional e meu amadurecimento pessoal”, avalia.

Confira na reportagem da TV UFMG como é o programa de atendimento a pessoas com deficiência.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...