periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Relações Públicas

“Se você gosta de engenharia e comunicação, não tem problema, faça relações públicas. Você pode ser RP trabalhando dentro de outra área”, sugere Matheus Paixão, 22, ao mostrar as múltiplas possibilidades de atuação de um profissional da área de relações públicas, que é apto a elaborar diagnóstico, planejamento e execução de ações de comunicação voltadas ao relacionamento entre as instituições e seus públicos.

O aluno do quinto período da UFMG revela que, antes da escolha, ficou em dúvida entre as várias possibilidades de estudo na subárea da Comunicação Social. Mas quando conheceu a RP não teve dúvida sobre a profissão em que se via no futuro. Muito mais que organização de eventos e atuação cerimonial, as Relações Públicasm envolve as relações das organizações com seus públicos (comunidade, mídia, investidores, dentre outros), e a gestão, assessoria e consultoria para uma comunicação integrada (institucional, mercadológica e administrativa), para organizações empresariais, públicas, privadas, do terceiro setor e movimentos sociais.

Relações Públicas
Relações Públicas Foca Lisboa

A formação geral do aluno é composta por disciplinas da grande área das ciências humanas e sociais (como psicologia, sociologia e administração), da comunicação social e por disciplinas específicas de relações públicas. O projeto pedagógico do curso, o único gratuito em Minas Gerais, ressalta a importância de aliar teoria e prática. Com o estágio obrigatório e um maior número de disciplinas laboratoriais, a formação profissional é ampliada e envolve, por exemplo, atividades de prestação de serviços de comunicação organizacional, como planejamento de mobilização social para coletivos de cidadania e projetos de extensão da UFMG.

Com as tecnologias digitais, os conhecimentos específicos necessários ao profissional de relações públicas são bem diferentes em relação aos primórdios da profissão. Por isso, os próprios alunos do curso tiveram a iniciativa de criar o projeto RP UFMG. “O objetivo foi dar visibilidade para o curso e conhecer a área profissional, criar uma relação com o mercado”, conta Viviane Silva, 23, que saiu de Sorocaba (SP) para cursar na UFMG a sua segunda graduação.

A página divulga artigos, séries, eventos de RP e, com isso, há o engajamento de profissionais, discentes e futuros alunos, que fazem perguntas sobre o curso e a carreira. O movimento também organiza eventos temáticos para os estudantes com a participação de profissionais que atuam nas diversas áreas de relações públicas e do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp).

PARA SABER MAIS:

Relações públicas: https://ufmg.br/cursos/graduac...