Institucional

UFMG inicia série de encontros com pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Reitora Sandra Goulart reuniu-se hoje com o ex-vice-governador Paulo Brant; objetivo é discutir parcerias e perspectivas de colaboração

Sandra Goulart e Paulo Brant (à esquerda) conversaram possibilidades de cooperação entre UFMG e PBH
Sandra Goulart e Paulo Brant (à esquerda) conversaram sobre possibilidades de cooperação entre UFMG e PBH Foto: Jebs Lima | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, na tarde desta sexta-feira, dia 3, a visita do ex-vice-governador Paulo Brant (PSB), pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. A reunião deu início a uma série de encontros que a gestão da UFMG pretende manter com todos os candidatos ao poder executivo municipal.

“A intenção é apresentar as demandas da Universidade, estreitar parcerias, demonstrar a importância da UFMG para a cidade, discutir os desafios comuns e as perspectivas de colaboração”, resumiu a reitora ao justificar a iniciativa.

Na conversa com Brant, Sandra Goulart salientou que a UFMG e o município mantêm parcerias estruturantes nas áreas de saúde, casos da gestão do Hospital Risoleta Tolentino Neves e da UPA Centro-sul, e de ciência e tecnologia por meio do BH-TEC. “O Parque Tecnológico está se fortalecendo com iniciativas de ponta como o CT-Nano e com a construção do Centro Nacional de Vacinas [desdobramento do CTVacinas]. Ele está se tornando um polo de referência de inovação para a cidade e modelo de parceria público-privada”, afirmou a reitora.

No campo da educação básica, Sandra Goulart citou a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei Alaíde Lisboa), mantida no campus Pampulha em uma gestão compartilhada com a PBH. Sandra e Paulo Brant também trataram de outros equipamentos da UFMG – Espaço do Conhecimento e Centro de Treinamento Esportivo, em especial – que, na visão de ambos, também poderiam ser fortalecidos na parceria com o poder público municipal. A parceria se estende ainda à cessão de um imóvel da UFMG na Avenida Presidente Carlos Luz, onde a Prefeitura mantém bases da Guarda Municipal e da Diretoria de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Ex-aluno da UFMG, Paulo Brant disse que a Universidade é um patrimônio da cidade e, entre as atividades que demonstram sua relevância social, destacou a biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), um ambiente cujo alcance extrapola os muros universitários. Trata-se, segundo ele, da única biblioteca com funcionamento 24 horas em Belo Horizonte.

Patrimônio ameaçado
Um dos assuntos que mais preocupam a gestão da UFMG, a realização da prova da Stock Car nas imediações do campus Pampulha, prevista para agosto, também foi abordada na conversa. A reitora Sandra Goulart fez um resgate do tema, ressaltou os impactos para as atividades acadêmicas e reiterou que o local é inadequado para uma corrida automobilística. Ela também levantou a possibilidade de que a prova coloque em risco o título de Patrimônio Mundial da Humanidade conferido ao conjunto arquitetônico da Pampulha, uma vez que, para mantê-lo, a PBH precisa cumprir uma série de compromissos urbanísticos e ambientais. Brant endossou a preocupação da UFMG e avaliou que o processo de escolha do local para sediar a prova da Stock Car não poderia ter sido conduzido sem um amplo diálogo com a Universidade.

Nascido em Diamantina, em 1952, Paulo Eduardo da Rocha Brant é graduado em Engenharia Civil na UFMG e em Economia na PUC-MG. Ele cursou mestrado em Economia na UFMG e se especializou em estratégia empresarial na Fundação Dom Cabral. Foi vice-governador de Minas Gerais na primeira gestão de Romeu Zema (2018-2022), diretor-superintendente do BDMG e secretário estadual de Cultura. É irmão do compositor Fernando Brant, morto em 2015, e do ex-ministro e ex-deputado federal Roberto Brant.

O próximo pré-candidato a visitar a UFMG deverá ser o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Azevedo (MDB), em data a ser definida.