Disciplina da UFMG Neurociências da visão abre vagas para matrículas isoladas

Prazo para estudantes sem vinculação ao PPGMEC-UFMG termina no dia 21 de agosto

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia (PPGMEC) da UFMG abre vagas para a disciplina Neurociências da visão, a ser oferecida no segundo período letivo de 2023. As aulas ocorrerão semanalmente, às segundas-feiras, no período da tarde (13h às 15h30), de 28 de agosto a 11 de dezembro.

A matrícula na disciplina como “isolada” – ou seja, feita por qualquer pessoa sem vinculação com o PPGMEC UFMG - deve ser feita até 21 de agosto. As inscrições devem ser feitas no aplicativo Siga ou no ambiente MinhaUFMG.

Contribuições

Também conhecida como Neurovisão, a disciplina foi criada em 2008 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de metodologias e tecnologias para promover o conhecimento no campo das neurociências, com foco em saúde pública e epidemiologia. Desde sua criação, a disciplina estimulou a produção de dezenas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, muitos deles em parceria com outras instituições de renome e empresas privadas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias a serem aplicadas por profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Com base na disciplina, que tem carga horária de 45h e disponibiliza três créditos, foram organizados o Congresso Nacional de Neurovisão, já em sua décima edição, e o Congresso Internacional de Neurovisão, atualmente em sua quarta edição. A disciplina é ministrada por meio de palestras de professores e profissionais relacionados ao tema, como engenheiros, oftalmologistas, dentistas, administradores de empresas, economistas e neurofisiologistas. As palestras apresentam as oportunidades e desafios da área e as linhas de pesquisa e trabalho que poderão ser adotadas pelos estudantes.

Informações sobre a disciplina podem ser solicitadas pelo e-mail mlmduarte@ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5453, no período da manhã.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG