Espetáculo Hystera aborda a violência obstétrica em apresentação no Centro Cultural UFMG

Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, às 19h, o Centro Cultural UFMG recebe os artistas Eros P Galvão e Igor Fonseca, integrantes da Cia Les Trois Clés, para a apresentação do espetáculo Hystera. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 14 anos.

Sinopse
Hystera evoca a relação ambígua e violenta de uma paciente e seu médico no momento de dar à luz. O espetáculo, sem palavras, apresenta-se em quadros, onde sombras, bonecos, dança e música criam uma atmosfera distópica para abordar poeticamente o tema tabu da violência obstétrica e outros abusos.

O experimento cênico é resultado da pesquisa realizada durante a residência artística de 2023 no Centro Cultural UFMG.

Os artistas
Eros P Galvão é diretora, dramaturga, atriz-bonequeira e acrobata aérea. Criou em 2006, na França, a Cia Les Trois Clés (As Três Chaves), assinando todas as peças do grupo, as quais percorrem diferentes festivais pela Europa, Ásia, Nova Caledônia, Chile e Brasil. É diplomada em Estudos Teatrais (Sorbonne-Nouvelles - Paris III) e em Teatro de Animação (ESNAM - École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières).

Igor Fonseca é ator profissional, professor de teatro licenciado pela UFMG, gestor, produtor cultural e cofundador do Grupo Artilharia Cênica. Tem também diversas formações complementares em dança, dramaturgia e cenografia.

Baixo Centro En[cena]
O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à Pró-reitoria de Cultura, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Serviço:
Hystera – Eros P Galvão e Igor Fonseca
Data: 24 de novembro
Duração: 40 minutos
Local: auditório do Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174 - Centro - Belo Horizonte | MG)
Entrada gratuita | Classificação: 14 anos

Assessoria de Imprensa UFMG